Por Acrísio Sena*
O mundo celebra neste sábado (03/12) o Dia Internacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Muito mais que uma comemoração, a data representa um momento para relembrarmos o que já conquistamos e, principalmente, abraçar nossos desafios atuais. Tenho muito orgulho de, juntamente com associações e lideranças do segmento, ter contribuído para fortalecer essa agenda tão essencial.
Conseguimos aprovar o Estatuto Municipal da Pessoa com Deficiência de Fortaleza; realizamos oito audiências públicas na Assembleia Legislativa para debater a política estadual das pessoas com deficiência. Além disso, propomos a criação do cargo de Intérprete de Libras, a redução da jornada de trabalho de pais, tutores e responsáveis de jovens e crianças com deficiência e, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho e Ministério Público do Trabalho, iniciamos a luta pela obrigatoriedade de cotas para as PCDs no mercado de trabalho.
O caminho para concretizar uma cidadania inclusiva ainda é longo, mas não tenho dúvida que estamos na trilha certa para alcançarmos uma sociedade realmente plural e democrática. Estamos juntos na árdua tarefa de implodir os muros do preconceito. Vamos agora, no governo Lula, retomar o diálogo e aprofundar as políticas públicas inclusivas!
*Acrísio Sena é líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará