A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e com o Instituto Dragão do Mar, realiza, nos dias 20 e 21 de dezembro, o evento “Refundar o País – Seminário Nacional de Políticas Culturais”. Durante dois dias, a Secult Ceará vai discutir dimensões relevantes da política cultural com o propósito de pensar perspectivas para o futuro.
O Seminário, que será realizado no Centro de Design, localizado na Estação das Artes, vai abordar seis eixos centrais, que são: Sistemas de Cultura, federalismo cultural e institucionalidade; fomento e incentivo às artes; acessibilidade e políticas afirmativas; patrimônio cultural e memória; o papel das Organizações Sociais na gestão pública da cultura; e formação artística e cultural.
Na ocasião, será lançada uma publicação que apresenta um panorama dos programas e ações realizados pela Secult Ceará no período de 2015-2022, além de livros que buscam difundir conhecimentos sobre o campo das artes e da cultura. Será também lançado um aplicativo cultural que vai reunir a agenda de eventos da Rede Pública dos Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Rece). O evento será realizado no Centro de Design, localizado na Estação das Artes, equipamento da Rece, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
“Esse seminário não tem como objetivo falar sobre o final de alguma coisa, de uma gestão, como uma grande prestação de contas de um projeto. Não é sobre o que foi entregue, mas sobre, a partir do que foi feito, quais são as nossas perspectivas de futuro. Nos últimos anos, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará tem investido na institucionalidade de seus eixos, levando a formação artística, o fomento à cultura, a preservação do patrimônio, o fortalecimento dos equipamentos e o monitoramento de suas ações e programas de governo a serem pensados para além de uma gestão”, explica Ernesto Gadelha, coordenador de Conhecimento e Formação Artística da Secult Ceará.
A programação é integrada com as informações disponíveis no Mapa Cultural do Ceará. O aplicativo conta com busca de eventos por espaço, data, linguagem e categoria de atividades, além de visualização de agenda e espaços sincronizados com o Mapa Cultural e busca por eventos próximos à localização do dispositivo. O aplicativo conta acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
Serviço
Local: Centro de Design – Complexo Estação das Artes (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro – Fortaleza/CE). Fonte: Secult.