28.9 C
Ceará
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
InícioCotidianoApenas Icapuí está no Mapa do Turismo Responsável

Apenas Icapuí está no Mapa do Turismo Responsável

Por Ricardo Oliveira Ruiz*, especial para o Ceará Leste

O Estado do Ceará tem cinco municípios na lista das 168 boas práticas de turismo do Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, projeto “Brasil, essa é nossa praia!”, do Ministério do Turismo em parceria com o Departamento de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A iniciativa é mapear roteiros, experiências e destinos turísticos distribuídos nas cinco macrorregiões do Brasil quanto às Boas Práticas das dimensões Sustentabilidade, Turismo de Base Comunitária (TBC) e Segurança Turística.

As áreas temáticas contam com 92 na Sustentabilidade, 40 no Turismo de Base Comunitária (TBC) e 39 na Segurança Turística. O Sudeste tem 43 (25,4%); o Sul, 41 (24,3%); o Nordeste, 39 (23,1%); o Norte, 24 (14,2%); e o Centro-Oeste, 22 (13,0%).  A abrangência é de 106 Local, 27 Estadual, 24 Regional e 12 Nacional.

São 27 Estados, 91 municípios e 31 comunidades com 135 instituições e 28 parcerias (60 do Setor Público, 22 do Setor Privado, 8 de Instituições de Ensino e Pesquisa e 3 do Sistema S).

Segundo o Mapa, o Turismo Sustentável objetiva à satisfação geral das necessidades socioeconômicas nas regiões receptoras e dos visitantes mediante o cuidado e o respeito às questões culturais e a integridade do meio ambiente para ser usufruído pelas gerações futuras.

O Turismo de Base Comunitária (TBC) é sobre o modelo adotado pelas comunidades na tomada de decisões concernentes ao desenvolvimento do turismo do local com o objetivo de gerar benefícios coletivos. Ademais, promover a integração entre os envolvidos no processo, valorizar a cultura local, proteger a natureza e promover o intercâmbio intercultural entre visitantes e as comunidades.

Na Segurança Turística, o objetivo construir instrumentos para garantir a segurança ampla dos turistas, prestadores de serviços, profissionais do turismo e da comunidade local para evitar transtornos nas atividades turísticas.

No Ceará, as Boas Práticas estão nas dimensões Segurança Turística (Fortaleza), Sustentabilidade (Caucaia, Juazeiro do Norte e Jijoca de Jericoacoara) e Turismo de Base Comunitária-TBC (Icapuí).

Quanto às práticas por comunidade, são 9 quilombolas; 8 camponesas; 4 ribeirinhas; 3 indígenas; 2 sertanejas; uma caiçara; e uma extrativista. As comunidades e a respectiva área temática: 2 pesqueira/jangadeira; uma sertaneja; uma pesqueira; e uma quilombola, indígena, cabocla, extrativista, camponesa, outras.

Fortaleza com as “Células de Proteção Comunitária”, torres de reconhecimento das pessoas que auxiliam no enfrentamento da violência e insegurança com drone e câmaras instaladas em vários bairros da cidade.

Caucaia com “Eu cuido do meu quadrado/Dia Municipal da Limpeza da Praia do Cumbuco”, o alerta da importância da destinação adequada dos resíduos (com possibilidade de reciclagem) e a preservação da vida marinha.

Juazeiro do Norte com “Rotas Cariri”, roteiro turístico por municípios da Região Metropolitana do Cariri-CE (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Missão Velha) e Assaré, visando o desenvolvimento do turismo na região.

Jijoca de Jericoacoara com a “Rota das Emoções” e a “Sustentabilidade com direcionamento principal do negócio: pousadas Vila Kalango e Rancho do Peixe”. Na primeira, a união do Ceará, Maranhão e Piauí no roteiro sol e praia (natureza, esportes de aventura, cultura e lazer); e na segunda, as práticas sustentáveis das pousadas na contratação de pessoas da comunidade local, o cultivo à horta orgânica e a reutilização de materiais para construção dos seus móveis.

Icapuí, no Litoral Leste cearense, com a Rede Tucum – Rede Cearense de Turismo Comunitário, uma articulação fundada em 2008 por grupos de comunidades da zona costeira do Ceará.

Nas viagens pela Rede Tucum a oportunidade de se conviver em ambientes preservados, conhecer modos de vida de comunidades integrantes da Rede e realizar intercâmbios culturais e sociais.

O Mapa Brasileiro do Turismo Responsável está disponível em: <https://paineis.turismo.gov.br/sense/app/6c7ee682-c424-4b78-b98a-5bf04e66309f/sheet/5589e238-576d-417c-a1a4-be6ec0087667/state/analysis>.

*Ricardo Oliveira Ruiz é professor aposentado do Instituto Federal do Ceará

Artigos Relacionados

Últimas Notícias