35.5 C
Ceará
sábado, 9 de novembro de 2024
InícioRegionais‘Revolucione Seu Ciclo Ceará’ impactou diretamente em internas prisionais

‘Revolucione Seu Ciclo Ceará’ impactou diretamente em internas prisionais

O projeto “Revolucione seu Ciclo Ceará”, que leva educação menstrual e ensina mulheres internas de unidades prisionais a produzirem bioabsorventes, impactou diretamente mais de 800 internas da unidade prisional feminina Auri Moura Costa, em Itaitinga, município localizado na região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. A ação foi correalizada pela Herself, empresa que produz calcinhas e moda praia absorventes, pela Somos Um, organização de apoio e fomento ao ecossistema de impacto socioambiental no Ceará, e pelo o Instituto Lojas Renner, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Iniciado em maio de 2022 e com 119 horas de atividades ofertadas, o projeto realizou diversos encontros presenciais com o objetivo de promover a educação focada na dignidade menstrual, desenvolver a relação da mulher com o próprio corpo, além de compartilhar a expertise da Herself na produção de peças absorventes.

As internas participaram ainda de oficinas de costura e de um ciclo da Trilha Florescer, projeto desenvolvido pela Somos Um, que busca capacitar e empoderar mulheres por meio da educação empreendedora, ajudando-as a realizarem o sonho de montar e estruturar melhor seus negócios. Além dos conhecimentos sobre empreendedorismo, a Trilha Florescer também busca trabalhar a dimensão biopsicosocioespiritual das participantes, com uma visão integrada do ser humano, para que elas possam desenvolver o autoconhecimento e usá-lo a favor de seus negócios.

Ao todo, foram cinco meses e três etapas do projeto, o que proporcionou muita troca de conhecimento e valorização da mulher como um todo.

Para a CEO e co-fundadora da Herself e Herself Educacional, Raíssa Assman, o projeto promove  impacto positivo na vida da mulher que está em situação de cárcere privado. “Através do Revolucione Seu Ciclo, compartilhamos uma nova perspectiva de saúde, promovendo acesso à tecnologia, à inovação e à informação do nosso próprio corpo. Isso para nós é dignidade menstrual. Além disso, levamos uma visão de futuro, de esperança por dias melhores, de trabalho e renda através desse produto para as internas. Nós acreditamos que os bioabsorventes possam ser uma forma de sustento para todas as pessoas que têm a oportunidade de participar do projeto”, conclui a empreendedora social.

Já a fundadora e presidente da Somos Um, Ticiana Rolim, compartilhou a emoção pela realização da parceria. “Nosso objetivo é que essas mulheres possam se descobrir em um novo ciclo de vida. Que a partir dessa capacitação elas consigam escolher novos caminhos para trilhar. Fico muito emocionada em ouvir o relato de algumas internas dizendo ‘Eu sou uma empreendedora. Quando eu for lá para fora eu vou virar uma empreendedora de absorventes’. Esse é o nosso sonho e vamos começar a criar células produtivas para que elas possam começar a ganhar dinheiro ainda aqui dentro”, disse.

O projeto ‘Revolucione Seu Ciclo’ teve início em 2019, quando a Herself foi convidada pela Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba a realizar a primeira oficina no estado do Rio Grande do Sul e depois outra ação no Presídio Estadual em Porto Alegre, contando com o apoio da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e da SUSEPE (Superintendência dos Serviços Penitenciários).  Ao todo, já foram mais de mil e trezentas mulheres encarceradas impactadas positivamente.

Em Itaitinga, a oficina realizada pela Herself Educacional – frente especialista em educação menstrual – contou com a participação de 316 internas, com carga horária de 20 horas/aulas. Elas participaram de uma roda de conversa para discutir sobre o tabu em torno da menstruação, anatomia e cuidados, além de tirar dúvidas e darem seus relatos sobre o tema. Após a dinâmica, oito internas que já faziam parte das atividades na oficina de costura da unidade prisional realizaram na prática a produção de absorventes com a parte de corte, montagem e costura.

Ao todo, foram produzidos 2.400 protetores menstruais, onde cada interna recebeu três absorventes, beneficiando toda a população carcerária feminina do Estado do Ceará.  Os absorventes ecológicos são confeccionados com tecido tecnológico desenvolvido pela Herself e podem ser reutilizáveis, com durabilidade de aproximadamente três anos, seguindo os cuidados indicados. A iniciativa já é referência nacional, considerada um dos oito melhores projetos de trabalho prisional pelo DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional), e seu projeto-piloto está sendo expandido para presídios de outros estados.

Sobre a Herself e a Herself Educacional

A Herself é uma empresa brasileira que constrói, a muitas mãos, novas realidades para as pessoas que menstruam. Desde 2017 além de ressignificar a menstruação por meio de soluções tecnológicas para protetores menstruais como peças laváveis e reutilizáveis, que absorvem menstruação, acessíveis e seguras, tem entre seus objetivos a luta por equidade de gênero, dignidade menstrual e valorização das singularidades. Com a Herself Educacional, criou a Escola da Menstruação que, baseada na autonomia e na visão positiva sobre o corpo, já impactou a história de mais de 300 mil meninas e mulheres, e busca democratizar o conhecimento sobre educação menstrual. Em 2020 inaugurou a Casa da Menstruação e iniciou sua expansão para a América Latina.

Sua atuação direta na produção e distribuição de produtos tecnológicos e inovadores, pensados para resolver problemas reais, já impactaram mais de 300 mil pessoas. Além disso, participaram do Reality Show da Netflix, Ideias à Venda, vencendo na categoria moda e levando pra casa o valor de R$ 200 mil reais.  Fonte: SAP.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias