O governador Elmano de Freitas divulgou, nesta quarta-feira (4/1), os nomes dos titulares do segundo escalão da nova gestão estadual, que compreendem a Superintendência de Obras Públicas (SOP), Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). O anúncio foi realizado por meio das redes sociais, onde o chefe do Executivo cearense desejou sorte aos dirigentes e um “ótimo trabalho na continuidade dessa missão”.
SOP
O engenheiro civil Quintino Vieira Neto vai continuar na Superintendência de Obras Públicas (SOP). Quintino tem larga carreira no serviço público estadual na área de Infraestrutura. Desde 2019 é titular da Superintendência de Obras Públicas. Também já ocupou os cargos de superintendente do Detran, do Departamento de Edificações e Rodovias do Ceará (DER) e do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado (DAE).
Detran-CE
Michel Mourão Matos é bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza. Atuou na advocacia privada em diversas áreas. Em seguida, passou a atuar como advogado público, sendo assessor jurídico da então Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), e procurador jurídico da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri).
Adece
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e pós -graduado em Gestão Pública, Danilo Serpa esteve à frente do Complexo do Pecém de 2015 a 2022. Antes disso, foi secretário de Relações Institucionais. Entre 2012 e 2014, exerceu o cargo de chefe de gabinete do Governo do Ceará. Entre 2007 e 2010, esteve como chefe da representação do Governo do Ceará em Brasília, atuando junto aos Ministérios e Congresso Nacional nos projetos e convênios de interesse do estado.
Metrofor
Graduado em Engenharia Mecânica pela Unifor, Plínio Saboya ingressou na Metrofor em 2001, na Diretoria de Implantação, como gerente do material rodante a ser adquirido. Em 2003, assumiu a Diretoria de Operação e Manutenção, onde estava até então. Possui especializações e pós-graduações nos setores têxtil (Engenharia Têxtil), financeiro (Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras), administrativo (Formação Empresarial e Empreendedorismo), operação e manutenção metroferroviária (Curso Internacional de Treinamento Operacional de Trens Urbanos), transportes públicos (Gestão de Trânsito e Transportes Urbanos pela UFC). Fonte: GC.