28.6 C
Ceará
sábado, 16 de novembro de 2024
InícioÚltimas NotíciasEstudantes denunciam descaso da Prefeitura de Cascavel

Estudantes denunciam descaso da Prefeitura de Cascavel

O semestre letivo iniciou na maioria das instituições de ensino superior do Estado e com ele um amontoado de relatos de má organização do serviço de transporte universitário por Prefeituras em todo o Ceará. Cascavel que se achava livre desse tipo de intempérie, se viu surpreendido nesta quarta-feira, dia 1/2, pela indisponibilidade de ônibus para o deslocamento dos estudantes até as suas instituições de ensino superior.

É que a Prefeitura de Cascavel assumiu a organização do serviço que, segundo nota da Associação dos Universitários de Cascavel (AUC) publicada na noite desta quinta-feira (2/2), está deixando a desejar desde a fase do cadastro dos estudantes interessados no serviço. A entidade de classe era a organização que desde 2014 organizava o serviço, tendo acumulado experiência na gestão dele sendo gratuito, pago parcialmente por fomento público, bem como pago integralmente pelos estudantes.

Segundo a nota, há 7 anos os universitários de Cascavel não sabiam o que era ficar sem ônibus no início do semestre. “Mas essa realidade voltou para a vida dos estudantes do município esta semana: nos dois primeiros dias letivos deste semestre centenas de alunos ficaram sem ter como ir para as suas aulas pois a Prefeitura de Cascavel não disponibilizou o transporte universitário prometido para 2023, apesar do cronograma anunciado pelo Prefeito em transmissão de evento público no último 7 de janeiro e oficializado em publicação no Portal da Prefeitura no dia 17 seguinte”, diz a nota.

Alijada do processo de concepção do novo serviço, a AUC pontuou também que alguns retrocessos podem voltar ao cotidiano do estudante como o limite de uso do transporte universitário, o que dificultaria a manutenção financeira de quem exerce atividades extracurriculares fundamentais à trajetória acadêmica do estudante como estágios, bolsas, etc.

Pode-se observar que já foi concluído o pregão no site da Bolsa de Licitações do Brasil que selecionou a empresa que prestará o serviço de transporte, entretanto não há em lugar nenhum um cronograma claro acerca do dia que o serviço começará a ser ofertado, o que deixa aflitos centenas de estudantes e suas famílias.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias