Choveu em, pelo menos, 85 municípios entre as 7h de domingo (5/2) e as 7h desta segunda-feira (6/2), conforme dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os maiores acumulados do período de 24 horas citados foram:
-Pedra Branca: 67 mm
-Solonópole: 58 mm
-Amontada : 50 mm
-São Gonçalo do Amarante: 34.2 mm
-São Benedito: 32 mm
As condições atuais para precipitações têm relação com áreas de instabilidades provenientes do oceano devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que hoje encontra-se entre 1ºS e 2ºS, além da influência de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevada, e interação da circulação dos ventos com o relevo.
A Funceme aponta céu variando entre nublado e parcialmente nublado com chuvas isoladas em todas as macrorregiões do Estado até a próxima quarta-feira (8/2).
Entre esta segunda-feira (6/2) e terça-feira (7/2), os maiores acumulados são esperados no noroeste (contemplando as macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, parte do Sertão Central e Inhamuns) e no sul do Ceará (Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns). Nas demais regiões, as precipitações deverão ser menores e mais passageiras.
Já para a próxima quarta, a Funceme espera a redução das chuvas, principalmente na porção centro-sul.
As condições atuais para precipitações têm relação com áreas de instabilidades provenientes do oceano devido à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que hoje encontra-se entre 1ºS e 2ºS, além da influência de efeitos locais, como o sistema de brisa, temperatura e umidade elevada, e interação da circulação dos ventos com o relevo. Fonte: Funceme