Com o objetivo de combater a fome e garantir alimentação saudável às pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social, o Programa Mais Nutrição, vinculado à Secretaria de Proteção Social (SPS), por meio do Programa Mais Infância Ceará, tem tido um impacto direto na vida de cerca de 30 mil cearenses vinculados às 134 entidades beneficentes vinculadas ao programa.
Batuques de capoeira e risada de criança, essa é a trilha sonora que rege uma das entidades beneficiadas pela iniciativa, a Associação Nossa Casa Mãe África (ANCMA). Localizada no bairro Granja Portugal, no território do Grande Bom Jardim, em Fortaleza, o local acolhe crianças e adolescentes em um espaço, que mais parece uma casa de vó, cheio de amor e carinho, por meio da arte e do esporte.
“Aqui, nós fazemos um trabalho muito árduo, principalmente porque, em 15 anos, nunca perdemos uma criança”, destaca Sislaine Simões, fundadora e diretora da ANCMA. “Todas elas, nós encaminhamos para oportunidades, e hoje, as primeiras já trazem os filhos. Somos exigentes porque nós procuramos tocar eles em vários âmbitos, desde boletim, passando pela alimentação e até checando o cartão de vacina”, completou a diretora.
Residente de um território com um dos com menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da Capital, a pequena Clara é uma das crianças acolhidas pela associação. Frequentando aulas de capoeira junto ao irmão mais novo e com a mãe ajudando nos trabalhos da associação quando tem oportunidade, a garota se sente abraçada no local.
“Aqui é muito bom, eu gosto muito de vir pra cá. A gente brinca, faz capoeira e come muita coisa gostosa. A gente tem suco, tem fruta, muita coisa boa pra comer. A minha fruta favorita é a melancia. É muito bom tá aqui, às vezes tem até um bolinho pra gente”, ressalta a garota. Inclusive, Clara comemorou ter a sua fruta favorita para lanchar no intervalo da aula de capoeira daquela tarde.
Para Carlos Veneranda, coordenador executivo da associação e co-fundador do local, o Programa Mais Nutrição dá às crianças vinculadas ao projeto a oportunidade de algo que nem sempre tem em casa: uma alimentação saudável.
“Nós estamos aqui no território do Grande Bom Jardim convivendo com diversas diferenças, convivendo com as crianças e as famílias, e trazendo para eles a mudança através do esporte, lazer e cultura. Dentro disso, nós temos um prazer muito grande de ter melhorado o dia deles através da refeição. E, em 2019, fomos agraciados com o Mais Nutrição e, a partir daí, conseguimos oferecer melhores alimentos a eles, porque antes disso era só coisa industrializada”, pontua o diretor executivo ANCMA.
“Isso contribuiu muito para que eles tivessem uma vida melhor em termo de alimentação, eles adoram. E nós fazemos esse acompanhamento de perto, porque teve gente que melhorou o peso, melhorando essa situação da saúde. É importante tratar a alimentação com a devida importância, de forma correta”, destaca Carlos Veneranda. O local oferece aulas de coral, capoeira, circo-teatro, desenho e violão. Fonte: Governo do Estado.