O prognóstico climático para o trimestre março, abril e maio de 2023, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) nesta sexta-feira (17), indica 40% de probabilidade para chuvas acima da normalidade, 40% em torno dela e ainda 20% abaixo.
Os modelos de previsão continuam apontando uma alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas no estado ao longo do período como um todo. Veja detalhes no vídeo acima.
Chuvas em 60 municípios
Choveu em cerca de 60 municípios entre as 7h de domingo (5/3) e as 7h desta segunda-feira (3/3), conforme balanço preliminar divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os principais acumulados foram registrados no centro-norte do Estado, área que estava mais propícia a chuvas, conforme indicado na previsão do tempo. Foram ele:
Houve acumulados em todas as macrorregiões, em conformidade com a previsão do tempo divulgada anteriormente. No intervalo de 24 horas, os maiores registros foram:
–Granja (Posto: TIMONHA) : 61 mm
–Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA) : 46 mm
–Mauriti (Posto: QUIXABINHA) : 42 mm
–Granja (Posto: TIAIA DE BAIXO) : 37 mm
–Tianguá (Posto: SEDE) : 34.6 mm
Tempo estável
A previsão apontada pela Funceme indica que, nesta segunda-feira (6/3), há possibilidade de chuva isolada, principalmente no período da tarde, nas macrorregiões do Litoral Norte e da Ibiapaba. Nas demais, as chances são reduzidas.
Já terça (7/3), a porção centro-norte do Estado tem baixa possibilidade de precipitações, já que as condições indicam redução da nebulosidade e da umidade relativa do ar. Por fim, para quarta, a tendência é de condições semelhantes àquelas indicadas para terça. Fonte: Funceme.