Iniciou, nesta terça-feira (7/3) e segue até a próxima quinta-feira (9/3), a primeira edição presencial, desde o início da pandemia, da Bolsa de Turismo de Berlim (ITB), no Centro de Exposições Messe Berlin. Por meio da Secretaria do Turismo (Setur), o Ceará participa do evento, considerado o maior do setor mundialmente e que deve reunir profissionais de 160 países.
Na região Nordeste, o estado é o único com estande próprio para apresentar aos visitantes seus atrativos e captar turistas do exterior. O espaço fica localizado no Hall 23B, bem ao lado da Embratur.
Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará, destaca que o objetivo da participação na ITB é fortalecer a imagem do Ceará no mercado alemão e apresentar destinos que interessam aos estrangeiros, como o extenso litoral e a diversidade de destinos.
“Após cinco dias de ação promocional na Feira de Turismo de Lisboa (BTL), onde promovemos nosso destino, estivemos reunidos com representantes do setor e participamos das rodadas de negócios, nossa comitiva desembarca na Alemanha para participar da maior feira de turismo do mundo. Nosso objetivo é fortalecer a imagem do Ceará nesse mercado, que é prioritário também para o nosso turismo”.
Líder na região Nordeste
O turismo cearense é líder na região Nordeste e os números superam o desempenho nacional. De acordo com o Enfoque Econômico (Nº 246) – Desempenho no Ano de 2022 da Atividade Turística do Estado do Ceará, publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), o estado cresceu 36,7% em relação a 2021, quando também registrou elevação de 19,5%. Inclusive, o desempenho cearense no ano passado superou o registrado nacionalmente, que foi de 29,9%, maior que os 22,2% de 2021. Fonte: Setur.