Choveu em 144 municípios do Ceará entre as 7h de terça (14/3) e as 7h desta quarta-feira (15/3), conforme dados preliminares da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
As precipitações chegaram a todas as macrorregiões, o que era um cenário já esperado conforme a previsão do tempo. Neste intervalo de 24 horas, as maiores chuvas foram em:
- Tamboril (Posto: Tamboril): 129 mm
- Madalena (Posto: Fazenda Várzea Alegre): 119,6 mm
- Ererê (Posto: Açude Santa Maria): 113 mm
- Brejo Santo (Posto: Brejo Santo): 106 mm
- Porteiras (Posto: Porteiras): 105 mm
- Mauriti (Posto: Mauriti): 80 mm
- Iracema (Posto: Bastiões): 80 mm
- Banabuiú (Posto: Barra de Sitiá): 77 mm
- Salitre (Posto: Salitre): 74,4 mm
- Santana do Cariri (Posto: Dom Leme): 71 mm
Para a Funceme, a tendência é de chuva em todas as macrorregiões do Ceará até sexta-feira, 17/3. A intensidade das precipitações pode variar de fraca a forte. Os maiores acumulados devem ocorrer em áreas do Centro-Sul e Oeste do Estado.
Segundo a Fundação, o tempo no Ceará deve seguir como o registrado nos últimos dias. Durante a madrugada e a manhã, as chuvas tendem a acontecer principalmente no Sul do Sertão Central e Inhamuns, no Cariri e na faixa litorânea.
Já durante a tarde e à noite, a tendência é de precipitações em todas as macrorregiões.
Em Fortaleza, as madrugadas e manhãs devem ser de chuva. Durante as tardes e noites, o céu tende a estar parcialmente nublado com chuva isolada.
As precipitações estão relacionadas à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações no Ceará durante a quadra chuvosa. Na ocasião, a faixa de nuvens estava localizada em 1ºS, o que significa próximo da costa norte do Nordeste, colaborando para áreas de instabilidade.