O Núcleo de Documentários da TV Assembleia (canal 31.1) apresenta o documentário especial “Menina Benigna, a beata do Ceará”, que terá sua pré-estreia nesta sexta-feira (14/04), às 18h, durante cerimônia no Centro Pastoral Ana Feitosa, em Santana do Cariri. O documentário será exibido na grade de programação da emissora no dia 22 de abril, às 20h.
A equipe de produção do Núcleo de Documentários acompanhou a cerimônia de beatificação de Menina Benigna, que ocorreu em 24 de outubro de 2022, e a romaria que aconteceu no dia seguinte, quando sua imagem foi transportada em procissão do Crato para Santana do Cariri. Testemunhas da vida de Benigna, devotos, historiadores, líderes religiosos e políticos foram entrevistados para conduzir o documentário.
A história de Benigna Cardoso da Silva, que viveu apenas 13 anos, tornou-se conhecida devido à sua morte trágica. Ela foi assassinada por resistir a uma tentativa de ataque sexual praticado por um jovem que a assediava desde a época em que estudavam juntos na escola. O caso aconteceu em 24 de outubro de 1941, no sítio Oiti, em Santana do Cariri. Por resistir ao ataque, ela ficou conhecida como mártir e passou a ser chamada de “heroína da castidade” pelo padre Cristiano Coelho, considerado seu mentor espiritual.
A repercussão foi tanta que motivou um processo feito pela Diocese do Cariri em favor de sua beatificação. A autorização do Vaticano veio em 2019, mas, devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve que ser adiada. O programa foi gravado durante as viagens realizadas pela equipe do Núcleo de Documentários da TV Alece em junho e outubro do ano passado.
O especial “Menina Benigna, a beata do Ceará” vai ao ar no dia 22 de abril (sábado), às 20h, na TV Assembleia, com reprise no domingo (23/04), às 22 horas, no canal 31.1 e também no YouTube e no Facebook da Alece.
A direção-geral e coordenação do Núcleo de Documentários são de Ângela Gurgel, o roteiro do documentário é de Janaína Gouveia, Ana Célia de Oliveira e Angela Gurgel, com edição por Daniel Cardoso e a direção de fotografia é de Marcelo Alves e Salomão Costa. A sonorização é de Ângela Gurgel e a reportagem de Janaína Gouveia. A pesquisa de produção e direção de fotografia é de Marcelo Alves e as imagens são de Salomão Costa. Com informações da Assembleia Legislativa.