O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), realizou na tarde desta quinta-feira (13/4), na praia do Cauípe, a abertura pública de um ninho de tartaruga. Na ocasião, nasceram 145 da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga de pente.
A intervenção no processo de nascimento das tartarugas aconteceu pelas mãos da equipe do IMAC, único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma. Como o ninho estava muito próximo da Lagoa do Cauípe, a abertura foi necessária para assegurar que as tartaruguinhas seguissem o caminho correto até o mar, seu habitat natural, e não até a lagoa.
O prefeito Vitor Valim acompanhou a intervenção na abertura do ninho e ficou encantado. “Muito feliz de estar aqui no Cauipe, que agora está revitalizado, e acompanhar esse momento com a equipe do IMAC e com toda a comunidade local. É muito importante destacar o trabalho de monitoramento do nosso litoral por meio do IMAC, pois assim a gente está ajudando e educando a população sobre a preservação ambiental. Fico muito feliz de presenciar o nascimento das tartaruguinhas e vê-las indo para seu habitat natural”, destacou o prefeito.
De acordo com o presidente do IMAC, Leandro Araújo, a iniciativa de promover a abertura pública do ninho foi uma oportunidade para a comunidade local aprender sobre desova das tartarugas e a preservação ambiental. Até a publicação desta matéria, foram registrados e monitorados pelo IMAC um total de 113 ninhos de tartarugas ao longo do litoral caucaiense e mais de 2.500 nascimentos na temporada 2022/2023..
Para o pescador Domingos, que tem 82 anos de idade e é natural de Caucaia, presenciar o nascimento das tartarugas foi emocionante e muito importante para incentivar o cuidado com os animais marinhos. “Eu sou pescador desde menino e nunca vi isso na minha vida. Foi uma cena muito linda. Eu estou muito feliz de ter tido essa oportunidade. Eu sabia que elas sempre desovaram por aqui no Cauípe, mas nunca tinha visto o nascimento. É uma coisa muito linda. As crianças que estavam aqui com suas famílias nunca viram e eu acho que é uma forma bonita de educar todo mundo”, reforçou o pescador.
O gerente de orla do IMAC, Thiago Menezes, informou que o monitoramento do IMAC é diário e que após o registro de desova de tartaruga e identificação, o ninho é sinalizado e monitorado para proteção dos ovos, que levam até 60 dias para serem rompidos pelos filhotes. Thiago informou ainda que esse ninho em questão foi monitorado desde o primeiro dia e que, 57 dias depois, percebeu que era o momento certo para a abertura pública.
O gerente alertou que além da não interferência no processo de nascimento desses animais marinhos, é muito importante a conscientização sobre a importância de não se trafegar com veículos nas praias, pois essa ação pode destruir os ninhos e os filhotes de tartaruga, reforçou Thiago.
Pioneirismo
Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.
Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.
Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.
Monitoramento
O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, é preciso entrar em contato com o Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos. Com informações do IMAC.