27.2 C
Ceará
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
InícioRegionaisFIEC apresenta soluções de desenvolvimento para prefeituras no XI Seminário de Gestores Públicos

FIEC apresenta soluções de desenvolvimento para prefeituras no XI Seminário de Gestores Públicos

Soluções desenvolvidas pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) destinadas à apoiar o desenvolvimento dos municípios e dos  gestores públicos foram apresentadas no XI Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2023, na última terça-feira (06/05), no Centro de Eventos de Fortaleza. As oportunidades no segmento de energias renováveis também foram destacadas durante o painel “Gestão Pública Eficiente e Desenvolvimento Sustentável”.

A explanação contou com a participação da Superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), Dana Nunes; do gerente do Observatório da Indústria da FIEC, Guilherme Muchale; do Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço; da Coordenadora de Educação e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Cordeiro; e do Analista de Trilhas e Carreiras do IEL Ceará, Marcelo Sobreira.

Entre os assuntos abordados estavam a importância da qualificação das pessoas no setor público e as soluções do IEL Ceará que podem apoiar os municípios a desenvolver seus servidores, a exemplo do Programa de Estágios e do Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL). Os serviços, atualizados às necessidades do mercado e focados no desenvolvimento de competências essenciais, foram destacados por Dana Nunes.

“O Instituto tem um portfólio muito aderente às necessidades de mercado, e quando olhamos a nossa necessidade ela vai muito além de atender as empresas. Ela vai pela importância de atender os órgãos e as pessoas. Percebemos todas essas relações voltadas para as soft skills, porque sem a preparação das pessoas, a inovação nem acontece”, disse.

“A gente sabe da necessidade da gestão pública ser cada vez mais eficiente, de otimizar recursos e que possam colocar as pessoas certas no lugar certo. Estruturamos um projeto 100% personalizado com temáticas que vão ajudar as lideranças a ter os melhores caminhos para tomada de decisão para ser mais eficiente”, completou.

Guilherme Muchale, após a abertura de Dana Nunes, falou sobre a plataforma de inteligência desenvolvida pelo Observatório da Indústria especialmente para os municípios cearenses. A plataforma permite monitorar indicadores sociais, econômicos, demográficos, entre outros, e possibilita que os gestores façam um planejamento assertivo, de acordo com a realidade e necessidade dos municípios, garantindo mais desenvolvimento social e econômico.

Gestão de pessoas

Essa visão personalizada foi reforçada por Lourena Cordeiro, que enalteceu a capacidade do IEL Ceará de adequar as suas soluções às necessidades dos clientes e estruturar um Programa de Desenvolvimento de Líderes focado nas especificidades da gestão pública. Ela ainda ressaltou o impacto positivo que uma gestão de pessoas eficiente pode ter nos resultados das prefeituras ou de qualquer órgão público.

“O IEL Ceará assume um protagonismo importante no sentido de oferecer à gestão pública uma solução que traz um olhar cuidadoso para a realidade das lideranças no serviço público. É preciso trazer à luz o entendimento de que tudo nas organizações, em alguma medida, se processa por meio das pessoas. Dos gestores, de modo geral, são requeridas não somente competências técnicas, mas, especialmente, competências gerenciais e comportamentais e é isso que o nosso programa desenvolve”, observou.

A atuação focada no desenvolvimento de pessoas e carreiras do IEL Ceará também foi enaltecida por Marcelo Sobreira, que destacou o impacto do Programa de Estágio para as economias municipais. “Quando o IEL Ceará pensa em estágio, ele não pensa só em número de inserção de estudantes em empresas e municípios, mas sim em capacitar constantemente, através de vários programas que temos, como o Indústria de Talentos, Orientação de Carreiras, Integrar IEL. O IEL Ceará não é um mero recrutador de estagiários. Ele desenvolve esses estudantes para que eles possam crescer e contribuir com as prefeituras”, disse.

Hidrogênio verde e energias renováveis

Os gestores públicos também puderam escutar sobre o retorno de investimentos que poderá ser gerado aos municípios a partir do setor de energias renováveis. Segundo Jurandir Picanço, além de promover investimentos no Estado, o novo setor de hidrogênio verde poderá impulsionar a geração de emprego e renda nos municípios a partir de aportes para projetos de energias solar e eólica.

“O hidrogênio verde é um vetor para as energias renováveis. O importante é a produção de energia renovável que vai ter, os projetos solares e eólicos que estarão nos municípios, gerando emprego e renda. Naturalmente, isso é o que esperamos porque o Ceará e o Nordeste estão chamando a atenção do mundo todo”, disse. Com informações da FIEC. 

Artigos Relacionados

Últimas Notícias