Sob coordenação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), dois homens e uma mulher foram presos durante a “Operação Hemera”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (26/6), no Ceará, Piauí e São Paulo. O trio é suspeito de integrar um grupo criminoso que aplicava golpes de estelionato e lavagem de dinheiro, utilizando o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE).
As investigações foram coordenadas pela Delegacia de Combate à Corrupção (Decor), unidade especializada da PC-CE vinculada ao Departamento de Recuperação de Ativos (DRA), após o recebimento de denúncia registrada pelo próprio Detran-CE. Conforme os levantamentos policiais, os dois homens capturados, identificados como Ricky Wesley Jorge dos Santos (36) e Francisco Gomes da Silva Neto, aproximavam-se de possíveis compradores, alegando prestarem serviços para o Detran-CE e oferecendo veículos com preço abaixo de mercado. A justificativa para o valor seria que os carros e motocicletas de luxo eram oriundos de leilões do Departamento. Ao conquistar a confiança dos compradores com as primeiras aquisições, eles informavam que estavam com um lote maior de veículos como Evoque, Hilux ou Corolla, por exemplo. Para comprar, as vítimas teriam que depositar o valor total do lote. Após o depósito, os veículos não eram entregues aos compradores.
Ao tomar conhecimento da situação, o Detran acionou a Polícia Civil, que abriu um procedimento, iniciando as diligências e oitivas relacionadas à denúncia. Com as informações coletadas, foram solicitados mandados de prisão preventiva e busca e apreensão domiciliar à Justiça. As solicitações foram deferidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas e cumpridas com apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo e Polícia Civil do Piauí, nas cidades de Bom Jesus dos Perdões e Uruçuí, respectivamente. No Ceará, a PC-CE capturou Mayana Viana Germano (21) na cidade de Madalena. Com ela, também foram encontradas munições de calibre .380, resultando, além do cumprimento da ordem judicial, em uma prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Durante a ofensiva da PC-CE, também foram apreendidos celulares, documentos de veículos, cópias de contratos de compra e venda de veículos, uma motocicleta e um veículo Jeep Renegade. Além das prisões e apreensões, foi feito o bloqueio de contas-correntes e quebra de sigilo bancário e fiscal dos investigados. Com isso, a Polícia Civil do Ceará realizará uma análise, com a finalidade de identificar outros integrantes do grupo criminoso. Com informações da PC-CE.