A professora e escritora Arusha Kelly Carvalho de Oliveira, publicou, na semana passada, mais uma obra, intitulada O Cordel em Sala de Aula, cujo principal objetivo é incentivar crianças, jovens e adultos, para que valorizem mais e ampliem os conhecimentos sobre a importante e vital Literatura de Cordel. O livro contém sugestões didático-pedagógicas para o uso da Literatura Popular, visando ao incremento da leitura.
Segundo a autora, uma questão que motiva o estudo é a de que o Cordel, enquanto artefato estético e como gênero, estreitamente, ligado à mentalidade popular, pode contribuir, de maneira relevante, com a ampliação do leque de habilidades a serem trabalhadas com o aluno, visando à formação integral.
Em seguida, informou que, além do elemento lúdico, o Cordel pode auxiliar a discutir valores, refletir a respeito da identidade cultural nordestina, pensar, sobre os pontos de contato, entre o erudito e o popular, discutir e analisar formas de uso da Língua Portuguesa, nem sempre valorizadas pela escola.
Perfil
A Professora Arusha Kelly é graduada em Letras, pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Ciências da Educação pela Universidade Absolute Christian, Flórida-USA. É monitora do Grupo de Estudos Cordelista Arievaldo Viana (Gecav), coordenado pelo professor/doutor Stélio Torquato Lima, poeta popular, repentista e escritor. Ensina, atualmente, no Curso de Letras da UFC.