A Tapera das Artes, organização social da sociedade civil (OSC) de Aquiraz, que utiliza a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes, realizará um curso gratuito com Pablo Manyé, artista egresso de Barcelona com longa experiência em educação artística. A capacitação terá início nesta terça-feira (12/9), será uma Aula-Luz intitulada “O Olhar como Espetáculo!” e tem como público-alvo os alunos e professores da instituição.
A Aula-Luz foi criada por Pablo Manyé, pós-doutor na área, formado pela Universidade de São Paulo (USP) para uma vivência na luz, nas cores e nos princípios que as regem. Para o artista não se estuda a luz, mergulha-se nela, num ambiente fantástico, onde surgem arco-íris tonalizados, sombras verdes e vermelhas, fulguram cristais iluminados por focos específicos.
Sobre o artista
Pablo Manyé é pintor e exerce diversas atividades ligadas a artes plásticas. É fundador e presidente da fundação espanhola Art and Life, primeira ONG inteiramente voltada a promover educação artística para crianças em todo o mundo, a qual conseguiu o apoio de quase 500 artistas em 35 países. Como professor de Bacharelado em Artes Visuais da Universidade de Fortaleza (Unifor), criou a Aula-Luz, para um ensino vivencial de Teoria da Cor.
Sobre a Tapera das Artes – Uma Escola da Vida
Completando 40 anos de existência neste ano de 2023, a instituição Tapera das Artes é uma escola de vida, trazendo a música como ferramenta de cidadania e empoderamento de crianças e adolescentes. Localizada em Aquiraz, oferece na sua grade curricular pedagógica 12 modalidades de ateliês de música, para um público de 1.500 crianças e adolescentes em um programa prioritariamente voltado para estudantes de escolas públicas de Aquiraz e também 1000 crianças impactadas no Rio Grande do Norte, proveniente de famílias de baixa renda.