O Memorial Edson Queiroz recebe na próxima sexta-feira (13/10), às 19h30, o lançamento do livro Cronologia Cascavelense, de autoria do professor e historiador Evânio Reis Bessa e do publicitário e memorialista Kyko Barros. Integrado nas comemorações do 17 de outubro, data que neste ano celebra os 190 anos de emancipação política e administrativa do município, o evento, aberto ao público, é promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria da Educação.
Composto por 520 páginas, o livro, publicado pela SL Editora, é resultado de um longo trabalho de pesquisa de Evânio Bessa para compor a história do município desde o início do século XVIII até o ano de 2023, ocasião das comemorações de 190 anos da emancipação cascavelense. Compreende uma coletânea de postagens publicadas nas redes sociais, editadas e ilustradas por Kyko Barros, iniciativa do projeto Arcas – Arquivo Histórico Cascavelense criado em janeiro de 2021.
Recheada de informações inéditas, a obra oferece ao leitor um passeio por diferentes aspectos e fatos, incluindo atos administrativos, acontecimentos políticos, inauguração de obras, destaques de personagens locais, falecimentos de pessoas, episódios de crimes e acidentes, realização de eventos culturais, educacionais e religiosos, dentre outros. Em outras palavras, apresenta de forma cronológica o desenrolar da história do município, desde suas origens mais remotas aos tempos atuais.
Os autores percorrem a longa jornada iniciada pelos colonizadores Domingos Paes Botão e João da Fonseca Ferreira, na trilha dos fatos que construíram a história do município de Cascavel, através de linha cronológica que conta, mês a mês, cada acontecimento que se sucedeu ao longo de sua existência.
O prefaciador da obra, o genealogista e memorialista José Nelson Bessa Maia, coautor do livro Cascavel 300 anos, destaca que esse percurso na linha cronológica permite aos leitores compulsar os fatos que mais marcaram a vida de gerações de cidadãos e cidadãs cascavelenses e resgatar com facilidade dados e fatos que preservam a memória e a identidade daqueles que viveram e/ou vivem no município.
O prefeito Tiago Ribeiro considera a Cronologia Cascavelense a maior e mais completa obra sobre a história, memórias, fatos e cultura de Cascavel até então escrita, e, mais que uma cronologia, um presente para Cascavel. “Em razão da feliz coincidência de que a Cronologia Cascavelense vem a público no ano em que a cidade de nossa Cascavel atinge e celebra a marca histórica de 190 anos de emancipação política, avaliamos ser esta obra o maior e melhor presente que poderia ser dedicado aos cascavelenses”, avalia.
Não por acaso, os livros serão distribuídos gratuitamente no evento de lançamento.
Que estes 190 anos resplandeçam o brilho de todos que contam, cantam e fazem a história, a memória e a cultura do município de Cascavel do Ceará. Diariamente, todos os anos.
AGENDA
Lançamento do livro “Cronologia Cascavelense”
Quando: sexta-feira, 13 de outubro
Horário: 19:30
Onde: Memorial Edson Queiroz
Rua Coronel Joaquim Barros – Centro, Cascavel – CE