19.5 C
Ceará
quarta-feira, 30 de abril de 2025
InícioRegionaisFIEC Summit 2023 começa nesta quarta com foco em Hidrogênio Verde

FIEC Summit 2023 começa nesta quarta com foco em Hidrogênio Verde

Está tudo pronto para o Centro de Eventos do Ceará abrigar um dos mais importantes eventos internacionais da área de energias renováveis, o FIEC Summit 2023, que acontecerá nos dias 25 e 26 de outubro. Esta segunda edição reúne setor produtivo, Academia, poder público e sociedade em torno da pauta do Hidrogênio Verde, uma nova matriz energética que tem sido discutida em todo o mundo. O evento é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A abertura do evento será conduzida pelo presidente da FIEC e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante.

Segundo o coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, Constantino Frate, o evento tem um papel fundamental no fomento de negócios e na atualização da sociedade sobre a temática da transição energética, com foco em hidrogênio verde. “O FIEC Summit 2023 trará grandes surpresas porque é uma sinalização positiva, não apenas para o investidor que está se aproximando do Ceará e está com seus estudos em realização, mas para o mundo. O nosso estado está avançando no projeto, cumprindo todo seu papel referente à disponibilização da infraestrutura portuária – sejam os terminais para importação ou exportação do hidrogênio, da amônia e seus derivados, dos equipamentos e tudo o que envolve a cadeia de suprimentos”, afirma.

Negócios e Pesquisa

Dentro desta perspectiva, o FIEC Summit inclui, na programação, um dia inteiro de encontro de negócios, em que fornecedores, investidores e outras instituições terão a oportunidade de promover e vender serviços e produtos a compradores. As reuniões individuais que acontecem no dia 25/10 são um passaporte para novas parcerias.

O evento também contará com programação científica em que serão apresentados projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos, com foco em Hidrogênio Verde (H2V), com o objetivo de aproximar instituições de ensino superior e grandes empresas. As produções foram inscritas em edital, podendo abordar temas nas áreas de produção, armazenagem, distribuição, certificação, utilização e segurança em processo de H2V e seus derivados. O trabalho acadêmico melhor avaliado pela Comissão Técnica será premiado com R$ 10 mil; já o projeto de pesquisa com maior pontuação receberá uma premiação adicional da FIEC, também no valor de R$ 10 mil, para ajuda de custo, além da possibilidade de patrocínio integral ou parcial das empresas participantes do evento.

O Ceará e o H2V

O Brasil tem discutido, com intensidade, a entrada do país no mercado internacional de produção e exportação de Hidrogênio Verde. Em termos de energias renováveis, a região Nordeste já é considerada a mais propícia, do território nacional, para a produção da energia eólica e solar. O Ceará tem ganhado muito destaque, quando o assunto é H2V, por sua localização e integração com portos como o de Roterdã, na Alemanha, facilitando a logística de exportação.

Frate reforça que, muito além da infraestrutura, o Ceará tem contribuído para a consolidação de políticas públicas nacionais referentes ao marco regulatório do hidrogênio verde, com relevante atuação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). “Isto dará segurança para que o ambiente de negócios aconteça no país. A FIEC, especialmente, tem sido muito atuante, neste sentido, contribuindo com tudo aquilo que tem sido objeto de estudos e propostas, tanto na Câmara quanto no Senado Federal”, complementa. Com informações da FIEC. 

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Mais Lidas

Últimas Notícias