Bastante procurada e consumida em todo o Brasil, especialmente no Nordeste, a castanha de caju, considerada uma oleaginosa, fruto do cajueiro, registrou queda de 10% em seu preço nesta quinta-feira (04/01), no entreposto da Ceasa em Maracanaú, saindo de R$ 50,00 para 45,00/kg. municípios da região do litoral Leste cearense são os maiores produtores de castanha de caju do estado e do país.
Rica em nutrientes, a castanha de caju oferece inúmeros benefícios à saúde por meio dos antioxidantes, vitamina E, magnésio, potássio, fósforo e fibras. Essas substâncias previnem o envelhecimento das células, são necessários à formação dos glóbulos vermelhos e de tecido muscular, ajudam no controle da pressão arterial, atuam na formação de ossos e dentes e ajudam no funcionamento intestinal. Além disso, contribui para prevenção de doenças como Alzheimer, dentre outras.
Mas, apesar dos inúmeros benefícios que a castanha de caju proporciona ao nosso organismo, é importante lembrar que ela possui alto valor calórico. Uma unidade de cerca de 2,5g tem 15 calorias. Assim, a quantidade a ser consumida deve ser pequena, mas isso não pode anular a sua ingestão, nem mesmo em dietas de emagrecimento. A recomendação é consumir em torno de 10 unidades, cerca de 25g, duas vezes na semana. Com informações da Ceasa.