28.3 C
Ceará
terça-feira, 12 de novembro de 2024
InícioCotidianoEm Aquiraz, 900 indígenas de 19 municípios participam do XI Jogos dos Povos Indígenas

Em Aquiraz, 900 indígenas de 19 municípios participam do XI Jogos dos Povos Indígenas

A cidade de Aquiraz foi sede do XI Jogos dos Povos Indígenas do Ceará, nos dias 18 a 21 de janeiro. Foi um momento de integração e resgate cultural dos povos indígenas que contou com a participação de 900 indígenas de 15 etnias e 19 municípios. “Os jogos é um momento único que une nossos povos indígenas e fomenta o esporte por meio das modalidades indígenas”, disse o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro.

A indígena Lucilene Tabajara, do município de Monsenhor Tabosa, da modalidade de arco e flecha, disse que é um prazer fazer o intercâmbio entre os povos na competição. “Eu participo dos jogos indígenas pela terceira vez, na primeira vez que eu participei foi no município de Itarema e conquistei o primeiro lugar no arco e flecha. Sempre me inscrevo para participar no arco e flecha e é um prazer e uma honra estar participando dos jogos indígenas e fazendo esse intercâmbio com os povos”, afirmou.

Os jogos contaram com as disputas em nove modalidades esportivas e tradicionais, dentre elas o Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Cabo de Guerra, Corrida da Tora, Corrida Revezada com maraca, Futebol de Campo, Nado livre, Queda de Braço e Tiro de baladeira.

A competição busca a integração dos povos indígenas como forma de criar um intercâmbio cultural esportivo e de lazer que ajude no resgate das modalidades tradicionais, possibilitando a troca de experiências, fortalecimento da cidadania e identidade étnica, contribuindo para o reconhecimento de suas etnias por toda a sociedade em geral.

Comunidades participantes: Tremembé (Acaraú), Jenipapo-Kanindé (Aquiraz), Kanindé (Aratuba e Canindé), Potiguara (Boa Viagem), Anacé-Tapeba (Caucaia), Kariri (Crateús), Potiguara (Crateús), Tabajara (Crateús), Tupinambá (Crateús), Kariri (Crato), Tremembé (Itapipoca), Tremembé (Itarema), Pitaguary (Maracanaú e Pacatuba), Gavião (Monsenhor Tabosa), Potigatapuia (Monsenhor Tabosa), Tabajara (Monsenhor Tabosa), Tubiba-Tapuya (Monsenhor Tabosa), Potiguara (Novo Oriente), Pitaguary (Pacatuba), Tabajara (Quiterianópolis) e Tabajara/Potiguara (Tamboril).

Os Jogos Indígenas do Ceará são uma realização do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte), Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (SEPIN) e Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza (CDPDH).  Com informações da Secretaria dos Esportes.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias