Carnaval deve atrair cerca de 140 mil turistas ao Ceará

0
4
O número representa um crescimento de 12% se comparado com o ano anterior - Foto: Thiago Gaspar

A Secretaria do Turismo (Setur) divulgou, nesta quinta-feira (8/2), os dados estimados para o Carnaval 2024. De acordo com monitoramento realizado pela pasta, entre os dias 9 e 13 de fevereiro devem circular pelo estado cerca de 140 mil turistas, o que representa um crescimento de 12% se comparado com o ano anterior.

Grande parte desses turistas devem acessar o estado pelo Aeroporto Internacional de Fortaleza, que deve movimentar cerca de 15 mil pessoas por dia. De acordo com a Fraport Brasil, administradora do terminal, a média será de 102 voos domésticos e internacionais, entre chegadas e partidas. Para o período estão programados, ainda, 22 voos extras.

Já pelo modal rodoviário, cerca de 53 mil passageiros deverão embarcar entre 8 e 14 de fevereiro para destinos intermunicipais e interestaduais. De acordo com a Socicam, empresa administradora dos terminais, as empresas de ônibus ofertarão 223 viagens extras.

Com relação ao impacto na economia cearense, a projeção é que o Carnaval gera uma receita superior a R$ 300 milhões.

Entre os destinos mais buscados

Em levantamento realizado por diversos operadores e órgãos de turismo nacionais, o Ceará aparece sempre entre os destinos mais buscados para o período. O levantamento “Tendências de Turismo”, divulgado em janeiro pelo Ministério do Turismo (MTur), aponta o destino como o quinto mais buscado pelos turistas durante o período. Na região Nordeste, o estado ocupa a segunda colocação, ficando atrás apenas da Bahia.

No site Voalá, o estado ocupa a quarta posição entre os destinos nacionais mais procurados para pacotes de viagem, com aéreo e hospedagem inclusos. A mesma posição o estado ocupa no levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), ficando atrás apenas do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.

Já a empresa Decolar, empresa com atuação em toda América Latina, revelou a preferência dos seus clientes para o Carnaval. Neste ranking, o Ceará ocupa a sexta posição.

Voo Juazeiro/Brasília

Outra novidade do Ceará para o período é o voo direto que ligará Juazeiro do Norte a Brasília. A estreia da conexão será na segunda-feira (12/2) de Carnaval. A partir dessa data, serão quatro frequências semanais, de segunda a domingo, de ida e volta entre o aeroporto da cidade do Cariri e o aeroporto internacional da capital federal. A aeronave é do modelo Boeing 737, com capacidade para até 186 passageiros. Com informações da Setur.