Choveu em cerca de 150 municípios do Ceará entre as 7h de terça (20/2) e quarta-feira (21/2), conforme balanço preliminar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Neste intervalo de 24 horas, houve acumulados bem expressivos, como em Granja, no posto Adrianópolis. Lá, o registro foi de 210 milímetros, sendo este o 2º maior deste ano, ficando atrás somente dos 215,1 mm, que ocorreu em Fortaleza, entre os dias 10 e 11 de fevereiro.
Além deste destaque, o município localizado no Litoral Norte, apresentou ainda 119 mm no posto Timonha. Em ordem, as maiores chuvas entre terça e quarta-feira:
-Granja (Posto: Adrianópolis) : 210 mm
-Camocim (Posto: sede) : 190 mm
-Granja (Posto: Tomonha) : 119 mm
-Marco (Posto: sede): 107.5 mm
-São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 102 mm
-Coreaú (Posto: Açude Diamante) : 86 mm
-Missão Velha (Posto: Gameleiro de São Sebastião) : 82.8 mm
-Iguatu (Posto: Quixoa) : 78 mm
-Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 75.1 mm
-São Gonçalo do Amarante (Posto: Siupe) : 75 mm
Mais chuvas
O Ceará deve seguir com condições de tempo favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões até esta quinta-feira (22/2), principalmente.
Conforme a previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os maiores acumulados são esperados ao longo desta quarta (21/2) e ainda entre a madrugada e a manhã de quinta (22/2), no Sertão Central e Inhamuns, Ibiapaba, Litoral Norte e Cariri.
Já para tarde e noite de quinta (22/2), as precipitações deverão reduzir, ficando mais isoladas e relativamente mais moderadas.
Tais precipitações têm relação com a formação de áreas de instabilidade devido a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de chuvas neste período do ano. Ela encontra-se a 2ºS, sendo esta posição próxima ao norte do Ceará. Com informações da Funceme.