Comunidade Vicentina distribuiu 100 refeições diárias em Cascavel

0
6
Os 100 beneficiários formam 30 famílias em situação de vulnerabilidade em Cascavel - Foto: Divulgação

Em Cascavel, a Juventude Mariana Vicentina-JMV, mantém em funcionamento uma Cozinha Comunitária, de segunda à sexta-feira, com a distribuição diária de 100 almoços. O projeto foi inaugurado no dia 18 de outubro de 2023, em evento que contou com a presença de autoridades locais e de representantes da Família Vicentina.

Desde então têm acontecido encontros mensais para oração comum e formação dos voluntários e colaboradores com entrega de brinquedos para as crianças e de lençóis para os beneficiários da Cozinha. Tendo transcorrido somente dois meses de funcionamento do projeto, em 29 de dezembro, último dia de funcionamento da Cozinha no ano de 2023, já se alcançou a marca de cinco mil refeições entregues.

Os 100 beneficiários formam 30 famílias em situação de vulnerabilidade, que puderam ser constatadas durante as visitas realizadas nas casas pelos jovens da JMV. Elas são dos bairros Bica, Sítio Higino e Parque Juarez Queiroz, localizadas na periferia do município. Para que a assistência seja diária e permanente, além das ajudas que recebe através de doações e parcerias, o projeto social conta com o custeio do Governo do Ceará, através do Programa Ceará Sem Fome e da parceria técnica do Instituto Curumins.

Uma mulher, negra, leiga, católica e liderança comunitária foi a escolhida pela JMV de Cascavel para ser homenageada através do projeto social, nomeando a Cozinha Comunitária: Honorata de Paiva Noberto. Ela fez história em Cascavel por meio de sua profissão, na Fundação Nacional de Saúde, desenvolvendo ações com pessoas da periferia numa época em que a acessibilidade à saúde ainda era um privilégio para poucos. Orientou gestantes e parteiras, conscientizou acerca da importância das vacinas, incentivou a alimentação alternativa no combate à desnutrição, coordenou a distribuição de cestas básicas, chefiou equipes de Agentes Comunitários de Saúde e desempenhou os cargos nas Secretarias municipais de Saúde e   Assistência Social.

Para que a Cozinha Comunitária Honorata Noberto continue a entregar diariamente 100 almoços, a JMV realiza ações de arrecadação de recursos e divulga seus dados bancários para o recebimento de doações.

No dia 14 de março deverá ser alcançado o marco histórico ao completar a entrega de 10.000 quentinhas pela  Cozinha Comunitária no país. Coincidentemente, nesta mesma data será celebrado o aniversário do grupo JMV Cascavel, que completa 87 anos e é responsável pela administração desta cozinha comunitária.