Chove em 155 municípios entre domingo e segunda-feira

0
3
O Ceará deve seguir com condições favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões até esta terça-feira - Foto: Marciel Bezerra
Choveu em 155 municípios entre as 7h de domingo (25/2) e as 7h desta segunda-feira (26/2), conforme balanço preliminar da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ao todo choveu em 306 dos 405 postos e em 155 dos 183 municípios informados.

Os maiores acumulados foram observados em:

– Maranguape (Posto: Fazenda Columinjuba) : 195 mm
– Chorozinho (Posto: Chorozinho) : 139.6 mm
– São Gonçalo do Amarante (Posto: Santo Amaro) : 118 mm
– Eusébio (Posto: sede): 111 mm
– Horizonte (Posto: sede) : 108 mm

As precipitações de forma geral, foram associadas à formação de áreas de instabilidade oriundas da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que encontra-se próximo à costa norte do Ceará.

O Ceará deve seguir com condições favoráveis a chuvas em todas as macrorregiões até esta terça-feira (27/2). De acordo com a Funceme, a tendência é que os maiores acumulados sejam observados na porção oeste do estado, Cariri e faixa litorânea.

No caso de Fortaleza e Região Metropolitana, as principais precipitações são esperadas para o período entre madrugada e manhã, reduzindo mais entre tarde e noite.

Este cenário se dá, principalmente, pela posição da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). O principal sistema indutor de chuvas nesta época do ano encontra-se a 1ºS, sendo esta localização considerada próximo da costa cearense. Com informações da Funceme.