Chove em 136 municípios e pelo 10º dia seguido no solo cearense

0
5
Choveu em 293 postos de registro de pluviosidade - Foto: Marciel Bezerra

A Funceme informou nesta terça-feira, 27/2, que choveu em 136 municípios cearense, de segunda-feira (26/2) para terça-feira. Ao todo, choveu em 293 postos de registro de pluviosidade  espalhados pelo órgão no interior do estado.

Terça-feira foi o 10º dia seguido com volumes em todas as macrorregiões do Ceará. A maior chuva do Estado foi registrada no município de Santa Quitéria, com 91.4 mm observados, seguida de Bela Cruz – 89 mm, e Maracanaú – 83.2 mm.

Segundo a Funceme, a previsão é de que o cenário de chuvas se mantenha no mínimo até a próxima quinta-feira, com maiores índices na porção oeste do Ceará, bem como no Cariri e na faixa litorânea. O céu deve se manter entre nublado e parcialmente nublado durante o período, e as precipitações podem ser acompanhadas de raios e rajadas de ventos.

A explicação para esses fenômenos é a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa nordestina, o que tem gerado zonas de instabilidade que, somadas aos efeitos locais, favorecem a formação das chuvas. Com informações da Funceme e do jornal O POVO.