Toneladas de resíduos são coletadas no Carnaval de Aracati

0
1
O projeto forneceu cestas básicas ao catadores envolvidos no evento - Foto: Divulgação

Após realizar um carnaval com atrações nacionais e público acima de 480 mil pessoas diariamente, a cidade de Aracati registrou também números de destaque no que diz respeito à gestão de resíduos durante o evento. Com suporte do Recicla Solar, projeto de apoio à reciclagem da Solar Coca-Cola, – fabricante do Sistema Coca-Cola, pelo menos oito toneladas de resíduos foram coletadas na festa.

Enquanto artistas como Ivete Sangalo e Xand Avião faziam a alegria dos foliões, uma equipe de 40 agentes de reciclagem protagonizou um espetáculo em prol da economia circular. Por meio do Recicla Solar, a engarrafadora apoiou a montagem de uma central de triagem de resíduos durante o Carnaval. A estrutura deu mais celeridade ao processo de separação dos materiais recicláveis, promovendo ainda condições mais dignas de trabalho para os profissionais da reciclagem.

Ao todo foram coletados 1.523,40 kg de PET, 111,20 kg de outros tipos de plástico, 80,5 kg de papel, 2.714,7 kg de vidro e 177,5 kg de metal. Somente na entrada da cidade cerca de 5.320 kg foram recolhidos. No que diz respeito aos resíduos orgânicos, 115 kg foram compostados e 35 kg doados à agricultura familiar, contabilizando 10.042,3 kg de resíduos recolhidos. A iniciativa contou também com ações de educação ambiental envolvendo o público, a fim de promover interação com os foliões e instigar a sensibilização para a sustentabilidade.

A iniciativa contou também com ações de educação ambiental – Foto: Divulgação

“Acreditamos que unir o propósito do Recicla Solar com grandes eventos como o Carnaval de Aracati intensifica nosso compromisso com a sustentabilidade. É uma oportunidade de conscientizar sobre o consumo e descarte correto dos resíduos gerados no Carnaval, potencializando a mensagem da economia circular e da geração de renda. Para além dos patrocínios de marca, temos muito orgulho em celebrar nossa conexão com o estado do Ceará, contribuindo com a economia circular e com a geração de emprego e renda dentro da cadeia de reciclagem”, destaca Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar Coca-Cola.