O deputado Queiroz Filho (PDT) apontou, durante a ordem do dia da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quinta-feira (29/2) que a produção industrial cearense registrou queda em 2023.
Segundo o parlamentar, uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que deve ser publicada amanhã, trará dados sobre a produção industrial no País. No entanto, pesquisadores do instituto já sinalizam, conforme ele, que o Ceará registra queda na produção.
No Brasil, o crescimento médio, em 13 estados pesquisados, foi de 3%. Já dados do Banco Central mostram que o Ceará cresceu R$ 1,17%, quando comparado com 2022.
“É um lamento, mas precisamos chamar atenção para parar de descermos essa ladeira no Ceará. A atividade econômica está desacelerando. São fábricas fechando, fábricas que vêm e não recebem. Aqui não estamos celebrando. Isso é algo ruim”, pontuou o deputado.
Para o deputado, a renda domiciliar cearense também figura negativamente no Brasil. De acordo com Queiroz Filho, o jornal Folha de São Paulo publicou pesquisa revelando que o Ceará figura como a quarta pior renda domiciliar do País. “São dados publicados em pesquisas distintas e precisamos nos preocupar com isso”, disse.