27.4 C
Ceará
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
InícioAtualidadesCentro Cultural BNB Fortaleza realiza exposição com mais de 200 obras

Centro Cultural BNB Fortaleza realiza exposição com mais de 200 obras

O Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza abre, às 17h deste sábado, 9/3, a exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir. A mostra reúne 216 obras de 107 artistas, adquiridas pelo Banco do Nordeste por ocasião das exposições comemorativas de seus 70 anos realizadas em todas as capitais nordestinas, além de Montes Claros (MG) e Vitória (ES). Um seminário homônimo será realizado no mesmo espaço envolvendo performances e rodas de conversa com artistas e pesquisadores dos onze estados onde o Banco atua.

Em sua passagem por Recife, no mês de novembro, a exposição Nordeste Expandido foi considerada, pela Revista Celeste Select, referência nas artes visuais brasileiras, a terceira melhor coletiva do país. Em Fortaleza, as obras ficarão expostas na galeria do CCBNB até o dia 13 de maio, período em que poderão ser visitadas de quarta a sábado, de 9h às 17h, e domingo, de 9h às 13h. O acesso é gratuito.

“Nessas novas aquisições buscamos a equidade de território, gênero, raça e etnia para a Coleção BNB, inclusive com uma curadoria indígena. Nesse sentido, é uma coleção de toda a área de atuação que abrange xilogravuras, a denominada arte popular e todas as técnicas das artes visuais, como vídeos, objetos, esculturas, pinturas, desenhos e instalações, que, apesar de distantes geograficamente, se articulam entre si, como pode ser visto na exposição”, explica Jacqueline Medeiros, curadora geral e coordenadora do projeto.

Seminário
Já o Seminário Nordeste Expandido com as rodas de conversa terão início com performance do cearense Uirá dos Reis, apresentando Ambiente/Ruído, um solo de música improvisada baseada em samples e efeitos. Dias 9, 11, 12 e 13 de março, pesquisadores e artistas participarão de debates e performances coletivas com o objetivo de articular o fazer artístico recente no Nordeste. As ações ocorrem das 16h30 às 20h.

As rodas de conversa trazem como tema principal a formação de artistas com a participação de artistas educadores de diversas instituições formais e de escolas livres do Nordeste. Outro tema que será debatido será a produção artística local e sua circulação. Entre os participantes, estão previstos nomes como os artistas Rodrigo Tremembé, Yacunã Tuxá, artista visual e prof da UFC Yuri Firmeza, a curadora Beth da Matta, a artista Helen Salomão, os artistas educadores Efrain Almeida e Martinho Patrício e articuladora Antônia Kanindé.

O gerente de Gestão da Cultura do BNB, Murilo Albuquerque, reforça. “O mais interessante nesse processo é a integração de programas que vêm sendo desenvolvidos pelo Banco do Nordeste Cultural nos estados da área de atuação, como é o caso da música e das artes visuais. Difundir a riqueza artística que produzimos fortalece os agentes produtivos que necessitam de espaço e de políticas estruturadas para dar continuidade ao seu ofício.”

Os visitantes ainda poderão desfrutar de uma mostra do Ecossistema Musical do CCBNB. A programação completa dos eventos pode ser acompanhada no perfil @bancodonordestecultural. Com informações do BNB.

Serviço:
Exposição Nordeste Expandido: estratégias de (re)existir
Período: de 9 de março a 13 de maio (entrada gratuita)
Abertura: 17h

Seminário Nordeste Expandido
Período: 9, 11, 12 e 13 de março
Horário: 16h30 às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (R. Conde d’Eu, 560 – Centro)

Artigos Relacionados

Últimas Notícias