34.6 C
Ceará
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
InícioArtigosClube da Esquina de Manaus completa 47 anos de fundação

Clube da Esquina de Manaus completa 47 anos de fundação

Por Ricardo Oliveira Ruiz*, especial para o Ceará Leste

Fundado em 7 de abril de 1976, numa quarta-feira, à noite, no século XX, o Clube da Esquina, de Manaus-Amazonas, nasceu para fortalecer os laços de amizade que une uma geração de jovens manauaras, filhos da floresta e moradores do centro da cidade.

Consigne-se que, Clube da Esquina foi uma homenagem à esquina das Ruas Doutor Moreira e José Paranaguá, admirando a belíssima Praça Heliodoro Balbi (também conhecida como Praça da Polícia).

Elaboramos o estatuto social do clube. Ademais, ousamos sugerir as cores verde e amarela, bem como idealizamos o escudo, o pavilhão e o Hino. A primeira estrofe do hino dizia: Foi na noite 7 de abril; Que inspirados na Palavra Divina; Manauaras força juvenil; Nasceu o Clube da Esquina.

A primeira presidência do clube ficou a cargo do policial militar PM Leandro da Silva, seguida do meu saudoso irmão Raul Ruiz Júnior, e seguida do saudoso amigo Elcimar Monteiro Barroso – Barrosinho, que promovia um encontro festivo no fim de cada ano.

E tudo começou com o saudoso amigo José dos Remédios, o Zezé, que à noite, gostava de sentar-se na calçada da reportada da esquina para curtir as músicas do movimento Jovem Guarda nas ondas da Rádio Difusora com o programa “Boa-noite Motorista”, do radialista Jurandir Vieira.

E nós, jovens, na faixa de 20 anos, fazíamos companhia para o Zezé nos dedos de prosa sobre o cotidiano da nossa pacata Manaus da década de 70 (pouco mais de 300 mil habitantes).

Ainda em 1976, e alguns anos seguidos, o escrete do Clube da Esquina participou do Campeonato de Peladas – Peladão – do jornal A Crítica, conquistando o respeito das equipes do certame por conta da sua organização.

Em 1976, o clube foi premiado no desfile do Peladão com um troféu por disciplina e organização. O ponto alto da seleção de futebol do Clube da Esquina, após os jogos, era a carreata chegando na Rua Doutor Moreira quando os moradores corriam para as calçadas para aplaudir a manifestação de júbilo de nós jovens manauaras. Era o momento mágico do Clube da Esquina.

Importa ressaltar que, não declinei o nome dos fundadores e membros do Clube da Esquina com receio de ser traído pela memória.

São 47 anos de gloriosa existência no nosso imaginário. Viva o Clube da Esquina de Manaus!

Na foto do escrete que ilustra este artigo estão: Em pé: Dico, Gilberto (Paulista), Zacarias, Zé Rodrigues, Balau e Jacó; agachados: Raul, Leal, Marcelino, Barrosinho, Oderaldo e Luiz Hermínio.

Em tempo: sou fundador do Clube da Esquina quanto tinha 19 anos.

Como morador por 10 anos de Pindoretama, município do litoral Leste cearense, gostaria de dividir com vocês esse momento da minha juventude vivida em minha Manaus, cidade como muitas da região Norte do país, desbravada por nordestinos.

*Ricardo Oliveira Ruiz é professor aposentado do Instituto Federal do Ceará e colaborador do Ceará Leste.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias