A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) recebeu, na manhã desta quinta-feira (25/04), 45 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral (EEMTI) Francisco Naílton Cavalcante de Lima, localizada em Camará, em Aquiraz. A visita faz parte do projeto O Parlamento e Sua História, coordenado pelo Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
Os estudantes foram recebidos pelo deputado Dr. Oscar Rodrigues (União), que ressaltou a importância do envolvimento dos jovens na política e o papel do Legislativo estadual. Ele também mencionou projetos de sua autoria aprovados na Alece, incluindo o que torna obrigatória a prática da conversação em inglês nas escolas.
Segundo o deputado, dominar um segundo idioma sempre foi um diferencial no mercado de trabalho. “Quando você domina o inglês, um mundo de oportunidades se abre para você, não apenas em sua cidade, mas também em outros países e nas empresas que requerem proficiência no idioma. No entanto, o inglês ensinado nas escolas não é suficiente, e muitas vezes se aprendem apenas algumas palavras. E o Estado tem a responsabilidade de preparar adequadamente os jovens”, ressaltou o deputado.
O deputado Simão Pedro (PSD), por sua vez, explicou o funcionamento da Casa Legislativa e abordou as discussões em andamento no Parlamento, destacando questões como segurança pública, saúde e educação.
“Precisamos de mais investimentos, especialmente no ensino em período integral. Imagine uma criança em situação de vulnerabilidade social, sem acesso adequado a alimentos. Ao participar do ensino integral, ela recebe não apenas educação, mas também alimentação e suporte diário, o que ajuda a amenizar sua situação. No entanto, ainda é necessário aumentar os investimentos, tanto na educação quanto na segurança pública”, ressaltou o deputado.
Na ocasião, além do Plenário 13 de Maio, o grupo conheceu o Complexo de Comissões Técnicas da Casa, a rádio FM Assembleia, o Malce e assistiu a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil.
Os alunos foram acompanhados pela professora Conceição Costa, de Geografia, e pelo professor Jhony Freitas, de História.
Já no período da tarde, 41 estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola de Estadual de Educação Profissional (EEEP) Ícaro de Sousa Moreira, dos cursos de Enfermagem, Administração e Eventos, do bairro Granja Lisboa, em Fortaleza, receberam as boas-vindas do primeiro-secretário da Mesa Diretora da Casa, o deputado Danniel Oliveira (MDB).
O parlamentar parabenizou a iniciativa do projeto O Parlamento e Sua História, por proporcionar a interação do Legislativo cearense com a sociedade. Ele convidou os jovens a participarem também do projeto Vem pra Alece, que acontece neste domingo, na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), para conhecerem mais os serviços oferecidos pela Casa em todos os âmbitos, seja na saúde, jurídica, cidadania etc.
“Nós, como deputados estaduais, temos que cada vez mais abrir a oportunidade para que as comunidades possam participar da convivência do Legislativo cearense. Ver essa juventude dentro da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, participando e conhecendo todo o processo que existe dentro da Casa Legislativa do Ceará é engrandecedor. São esses jovens que estarão aqui no futuro tomando conta, participando, sendo deputados e obviamente participando efetivamente da política do estado do Ceará.
Após o bate-papo do deputado com os alunos, a visita seguiu para o Plenário 13 de Maio, onde o grupo pôde conhecer as instalações, desde a bancada da Mesa Diretora, os painéis eletrônicos que marcam as presenças dos parlamentares até a tribuna.
Acompanhados pelo coordenador da instituição, Michel Guimarães, e pela professora de Filosofia, os alunos também assistiram a uma palestra sobre a história da política no Ceará e no Brasil, com a jornalista do Malce, Edna Pontes.
O aluno Natanael Chagas, 15 anos, do curso técnico de Administração, disse que “a visita foi uma experiência maravilhosa, pois o ambiente é extremamente organizado, desde os profissionais da biblioteca, do Malce, da rádio FM Assembleia (96,7 MHz), que nos deram explicações detalhadas sobre o funcionamento de cada setor”.
Os estudantes foram acompanhados pela equipe do Memorial: Paulo Roberto Nunes, Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Carlos Pontes, Nicole Guedes, Thiago Araújo, Bárbara Marinho e Miguel Rodrigues, no turno da manhã. Já a equipe da tarde do projeto é composta por Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Paulo Roberto, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
O Parlamento e Sua História recebe estudantes de terça a quinta-feira, no período da manhã e tarde. Para se inscrever, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707. Com informações da Alece.