Uso social das escolas nos finais de semana

0
7
Fortaleza tem mais de 240 mil estudantes matriculados- Foto: Divulgação/Ilustração.
Fortaleza tem mais de 240 mil estudantes matriculados- Foto: Divulgação/Ilustração.

Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza conta com mais de 240 mil estudantes matriculados em 610 unidades escolares, sendo a 4ª maior rede do Brasil em número de matrículas.

Essas unidades estão presentes em praticamente todo o território municipal e podem ser utilizadas pelas comunidades do entorno. Sabemos dos inúmeros problemas vivenciados pela territorialização das facções nos bairros da nossa capital.

É hora de fazer uso social das escolas nos finais de semana. Várias experiências mundo afora demonstram que a ocupação de equipamentos públicos pelas comunidades reduz significativamente os índices de violência e evasão escolar, além de fortalecer o vínculo entre as famílias e a equipe de profissionais da educação.

Temos que implementar uma programação que ofereça oportunidades de esporte, lazer, cultura e, claro, alimentação aos sábados e domingos. Dessa forma, o poder público estará presente no cotidiano dos jovens e as escolas se tornarão espaços permanentes de inclusão social.