Faleceu neste domingo, 5/5, em Cascavel, o educador Odilo Maia Moura, aos 98 anos de idade. Odílo Moura criou, em 1991, a Associação de Beneficência Joaquim Moura, conhecida como Escolinha Abraço Fraterno, responsável pela educação de milhares de crianças do município e cidades vizinhas.
Relata o professor Oleilson Targino, que dentre tantas iniciativas do Seu Odílo, em prol da comunidade cascavelense, merece destaque todo especial a criação e realização do Projeto Aprender Brincando. O evento acontecia aos domingos pela manhã, na sede do Cine Teatro São João (atualmente Igreja Universal), e contava com a participação da criançada e de muitos jovens. Neste espaço as pessoas cantavam em grupo, ou individualmente, e dessa forma, havia uma participação efetiva da juventude cascavelense.
Odilo Maia Moura dizia que o processo de aprendizado não significa apenas ensinar, é necessário fazer mais alguma coisa para a criança se desenvolver. Com esse pensamento, criou o Coral da Escolinha Abraço Fraterno, que começou com 15 crianças, chegou a 45 participantes, e teve uma agenda de apresentações em diversas localidades cearenses.
Natural do município de Jaguaruana, Seu Odílo chegou jovem a Cascavel, cidade que abraçou com toda sua força, e para qual dedicou décadas da sua vida, primeiramente como braço direito do empresário Edson Queiroz, depois como educador de pessoas e sonhos.
O corpo está sendo velado no Centro Cultural Sérgio Moura (ginásio da escolinha). A missa será às 16 horas desta segunda-feira, 6/5, e o sepultamento às 17 hora, no cemitério da cidade.
Capítulo sobre Odilo Maia Moura, o livro “ Édson Queiroz uma biografia “, da Unifor.