O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, na manhã desta segunda-feira (06/05), do lançamento do Projeto estadual H-TEC– Qualificação e Fortalecimento da Cadeia Produtiva em Energias Renováveis no Ceará, no Museu da Imagem e do Som, juntamente com o governador do Estado, Elmano de Freitas.
O projeto realizado por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), tem como objetivo dar suporte para o setor de energias renováveis, por meio da capacitação de profissionais qualificados.
O projeto contando tem a parceria da FIEC, por meio do SENAI Ceará; Secretaria do Trabalho do Ceará (SET); Secretaria da Educação do Ceará (Seduc); Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE); Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Estadual do Ceará (Uece); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE); e Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).
Além disso, conta com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
“O projeto que estamos iniciando hoje é de extrema importância para o estado do Ceará, contribuindo significativamente para o seu desenvolvimento e para a capacitação de jovens e trabalhadores interessados em participar da transição energética. Faço um agradecimento especial à FIEC, em nome do Presidente Ricardo Cavalcante, pela valiosa colaboração e experiência que estão compartilhando conosco, o que é fundamental para avançarmos com esses projetos. Este é um passo importante para a transformação econômica do Ceará. Vamos unir forças para fazer essa transição energética acontecer, criando milhares de empregos”, afirmou Elmano de Freitas.
“Hoje é um dia de grande importância. Estamos unidos com o Governo, a Academia e as empresas para impulsionar essa nova fase da transição energética no Ceará. O SENAI está pronto para capacitar esses jovens, nossos laboratórios estão equipados com tecnologia de ponta. Precisamos qualificar não apenas os jovens, mas também os professores. A FIEC está à disposição do Governo do Estado. Vamos capacitar esses jovens o mais rápido possível, pois o planeta clama por mudanças”, declarou Ricardo Cavalcante.
Na primeira fase do projeto serão capacitados 1.050 profissionais. A carga horária de 360 horas será distribuída entre teoria e prática, sendo o SENAI o responsável por conduzir 100% das aulas práticas. As aulas serão realizadas nas unidades do SENAI Barra do Ceará, Juazeiro e Sobral, abordando temas como hidrogênio, distribuição de energia, energia eólica, energia solar e segurança do trabalho, com 16 horas de prática dedicadas a cada um destes temas. Com informações da FIEC.