Decreto regulamenta Distrito de Inovação e Saúde do Ceará localizado no Eusébio

0
1
Decreto regulamenta Distrito de Inovação e Saúde do Ceará localizado no Eusébio
Decreto regulamenta Distrito de Inovação e Saúde do Ceará localizado no Eusébio
O governador Elmano de Freitas participou, nesta sexta-feira (17/5), da assinatura do decreto que regulamentou o distrito de inovação de saúde do Centro Pasteur-Fiocruz de Imunologia e Imunoterapia, localizado na Fiocruz Ceará, no Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza).
 Antes da cerimônia, o governador esteve na abertura do simpósio internacional sobre imunologia e imunoterapia. Na oportunidade, Elmano de Freitas reforçou a parceria e assinou o decreto estadual que institui e regulamenta o Distrito de Inovação e Saúde do Ceará.

“[O Decreto] permite tratamento tributário diferenciado, permite que nós possamos fazer investimentos maiores na infraestrutura daquilo que for necessário para atração das empresas aqui [Distrito de Inovação] se instalarem. Isso gera oportunidade de emprego e renda para o nosso povo, além do desenvolvimento científico, que é fundamental”, destacou o governador, garantindo também que será liberado recurso para a geração de energia solar na Fiocruz Ceará.

O Distrito de Inovação e Saúde do Ceará será implantado na Fiocruz Ceará. O Governo do Estado é parceiro do projeto que reúne instituições públicas e privadas. A proposta é o compartilhamento e realização de iniciativas integradas de pesquisa, de desenvolvimento, de inovação e de serviços relacionados à saúde, sejam esses insumos farmacêuticos ativos (IFA) para medicamentos, reativos de diagnóstico, insumos de natureza médico-hospitalar, soluções digitais e inovações sociais em saúde, com foco no desenvolvimento econômico local e estadual, na sustentabilidade do sistema único de saúde e na soberania do Brasil no setor de saúde.

Conforme o Decreto assinado nesta sexta, “as empresas instaladas no Distrito de Inovação e Saúde receberão do Estado os incentivos e o apoio necessários à instalação do negócio e à sua operação”.

Centro Pasteur-Fiocruz

Inaugurado nesta sexta, o Centro é uma ação pioneira de colaboração entre Instituto Pasteur de Paris e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é tornar as imunoterapias mais acessíveis, reduzindo custos para o Sistema Único de Saúde (SUS) e tornando-as disponíveis para mais pessoas. As ações do Centro terão três áreas científicas prioritárias: câncer; doenças infecciosas e negligenciadas; e doenças autoimunes, neurodegenerativas e inflamatórias.

O Governo do Ceará é parceiro do Centro, por meio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O equipamento conta ainda com o apoio financeiro do Ministério para a Europa e as Relações Exteriores da França, por meio de sua Embaixada em Brasília.

A inauguração também contou com a presença do presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Mario Moreira; do vice-presidente do Instituto Pasteur, Christophe D’Enfert; do cônsul-geral da França no Recife, Serge Gas; da coordenadora-geral da Fiocruz Ceará, Carla Celedonio; do secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha; das secretárias de Estado, Tânia Mara Coelho, da Saúde, e Sandra Monteiro, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; entre outras autoridades.

Avanço na saúde pública

Mário Moreira, presidente da Fiocruz, destacou que o Centro Pasteur-Fiocruz será fundamental para dar resposta conjunta e eficiente ao desafio global diante dessas doenças, beneficiando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e o desenvolvimento científico no Nordeste brasileiro.

“O Centro se destina à pesquisa translacional, uma pesquisa vocacionada para a inovação, para a geração de produtos, para o Sistema Único de Saúde. Está atrelado a um projeto nosso, com apoio total do Governo do Estado, de constituição de uma fábrica de biofármacos e outra para a produção do mosquito, para combate ao vetor da dengue. É um conjunto de investimentos que estamos tratando”, detalhou. Com informações do governo estadual.