Biblioteca Pública celebra 90 anos de Nirez com roda de conversa

0
3
Jornalista, colecionador e pesquisador cearense aniversariou no último dia 15 - Foto: Divulgação/BECE
Jornalista, colecionador e pesquisador cearense aniversariou no último dia 15 - Foto: Divulgação/BECE

“Nirez: Um Legado de Paixão pela História e Cultura Fortalezense” acontecerá nesta quarta-feira, 22/5, às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Com a participação do homenageado, o evento contará também com a presença da Terezinha Narbal (filha) e Osmar Onofre (amigo). A entrada é gratuita. O programa Relatos Biográficos, da Coordenação de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece, celebra Nirez, um dos mais importantes guardiões da memória histórico-cultural do Ceará e, especialmente, de Fortaleza. Nascido em 15 de maio de 1934, em Fortaleza, Miguel Ângelo de Azevedo iniciou sua carreira como desenhista em 1951 e trabalhou no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas até 1991. Casado desde 1959, ele teve quatro filhos e é amplamente reconhecido por suas contribuições à cultura e história do Ceará.

Entre suas inúmeras honrarias estão a Medalha do Mérito Cultural da Fundação Joaquim Nabuco e o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. Em 1958, fundou o renomado Arquivo Nirez, que se tornou uma referência na preservação da história e cultura da região.

Relatos Biográficos

O programa enfatiza a importância do reconhecimento das pessoas que contribuíram e continuam contribuindo em diversos campos de atuação no Ceará. Seu objetivo é apresentar e homenagear escritores, pensadores, mestres da cultura, educadores, artistas e outros que tiveram uma participação significativa na produção, difusão da cultura, educação, ciência e tecnologia em nosso Estado, por meio de suas memórias e narrativas orais.

Serviço

“Nirez: Um Legado de Paixão pela História e Cultura Fortalezense”, com Nirez, Terezinha Narbal e Osmar Onofre
Data: 22 de maio
Horário: 18h
Entrada Gratuita
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Avenida Presidente Castelo Branco, 255 – Fortaleza, CE – Moura Brasil). Com informações da BECE.