Centec e Unilab articulam cooperação para cursos profissionalizantes em países africanos

0
2
O objetivo é fortalecer os laços educacionais entre países da língua portuguesa e africana - Foto: Divulgação/Centec.
O objetivo é fortalecer os laços educacionais entre países da língua portuguesa e africana - Foto: Divulgação/Centec.

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) serão parceiros na oferta de cursos de qualificação profissional em Moçambique e Angola. Esse é um dos principais objetivos do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que as duas instituições começaram a articular nesta segunda-feira, 27/5.

Em reunião realizada em Redenção (CE), o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, e o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, definiram os pontos do acordo, que tem o intuito de oferecer cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) a países africanos. O diretor de Extensão Tecnológica e Inovação do Centec, Cleyton Monte, também participou do encontro.

A iniciativa visa fortalecer laços educacionais e apoiar a promoção do desenvolvimento técnico e profissional dos países de língua portuguesa na África.

Acrísio ressaltou que a colaboração entre Centec e Unilab não só reforça a missão de ambas as instituições de promover a educação de qualidade, mas fortalece a integração e a cooperação internacional. “Estamos comprometidos em compartilhar expertise e recursos para contribuir com o progresso de nações que enfrentam desafios similares aos nossos”

O documento final será elaborado pelos departamentos jurídicos de ambas as instituições e tem previsão de assinatura ainda neste semestre. Com informações do Centec.