Nove municípios cearenses enviam profissionais para reforçar equipes do cadastro único no RS

0
12
Presidente do Colegiado, Luciana Vieira- Foto: Divulgação
Presidente do Colegiado, Luciana Vieira- Foto: Divulgação

O Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social – Ceará (COEGEMAS), uma entidade civil representativa dos secretários municipais de Assistência Social , articularam o envio de profissionais para reforçar as equipes do Cadastro Único no Rio Grande do Sul.

A força-tarefa liderada pelo Ministério do Desenvolvimento Social será composta majoritariamente por profissionais nordestinos, desses 50% do estado do Ceará.

A Força Tarefa do Cadastro Único é uma iniciativa que visa reforçar, facilitar e agilizar a demanda extra pelo Cadastro Único, criada pela situação de calamidade e pelo estado de emergência. A inclusão no Cadastro Único possibilita o acesso a programas sociais.
Um total de 42 entrevistadores serão enviados para reforçar as equipes em diversos municípios, incluindo Canoas, Pelotas, Porto Alegre, Alvorada, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Eldorado do Sul. Do Ceará os municípios de Juazeiro do Norte (8), São Benedito (1), Reriutaba (4), Quixadá (2), Pires Ferreira (2), Pentecostes (1), Maracanaú (2), Crato (2) e Cedro (1) enviarão profissionais.

A presidente do COEGEMAS, Luciana Vieira, expressou sua gratidão aos municípios parceiros: “O Nordeste tem muita força graças aos gestores municipais, especialmente do Ceará, que abraçaram a ideia e que, com suas equipes, transformam o Sistema Único de Assistência Social em uma política robusta que transforma a realidade de milhares de pessoas em todo o Brasil.
O Coegemas Ceará, dessa forma, reafirma sua missão de fortalecer a política de Assistência Social nos municípios, consolidando um sistema de atuação descentralizado e participativo.