Os artistas que irão se apresentar nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de junho na festa de São João da cidade não podem fazer propaganda política antecipada durante o evento. As recomendações, de autoria dos promotores eleitorais Francisco Ismael Capibaribe de Sousa e Raimundo Magalhães Dantas Júnior, destacam que o uso de festas de grande porte para promover candidatos ou partidos caracteriza abuso de poder econômico ou político.
Ao todo, estão previstas as apresentações de 26 atrações durante o mês de junho. Aos artistas, foi recomendado que se abstenham de citar, elogiar e fazer outras referências de promoção pessoal a integrantes da Administração Pública e a vereadores, dirigentes de partidos políticos e pré-candidatos aos cargos eletivos; e que não usem itens de vestimentas que contenham pedido implícito ou explícito de votos.
O descumprimento às medidas recomendadas resultará na aplicação de multa que varia de R$ 5 mil a R$ 25 mil.
Vedação a artistas e políticos
O MP do Ceará já havia expedido recomendação com o mesmo teor no dia 29 de maio para os artistas que se apresentaram nos dias 31 de maio e 1° de junho. Além disso, o Ministério Público também orientou o prefeito do município, integrantes da Administração Pública e outros agentes públicos a não realizarem qualquer ato de promoção pessoal que pudessem ferir o princípio da impessoalidade e que não usassem ou distribuíssem itens de vestimentas que contivessem pedido explícito ou implícito de votos. Com informações do MPCE.