Biblioteca Pública divulga programação de férias de julho

0
14
A programação gratuita conta com atividades infantis, lançamentos de livros, oficinas, feira de gibis, clube de leitura, homenagens, dentre outros - Foto:Divulgação/Bece
A programação gratuita conta com atividades infantis, lançamentos de livros, oficinas, feira de gibis, clube de leitura, homenagens, dentre outros - Foto:Divulgação/Bece
Durante o mês de julho, a Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), realiza uma série de atividades voltadas para todos os públicos e gostos. Mestre João Pedro do Juazeiro, Mileide Flores, Byya Kanindé, Gentil Barreira, Blenda Furtado, Elinaudo Barbosa, Daniel Brandão, Jupyra Carvalho, Frederico Brito, Thais Evangelista, Suewellyn Cassimiro são alguns dos convidados (as) que participarão da programação especial de férias.

Aos finais de semana, a programação infantil anima a criançada com o Grupo Comédia Cearense, Grupo Galhofo, Carroça de Mamulengos (Cariri), Orlângelo Leal (Itapipoca), Bibiu e Seus Bonecos, Carcará Produções, Edivaldo Batista, Grupo Bricoleiros dentre outros.

Lançamentos de Livros

Em julho, a Biblioteca Pública realiza lançamentos de diversos títulos, entre eles as obras mais recentes de Mestre João Pedro do Juazeiro; Frederico Brito e Thais Evangelista; Eduardo Vasconcelos; Alan Denizard e novos escritores angolanos.

Na quinta-feira, 4/7, o Mestre João Pedro de Juazeiro lança o livro, intitulado “DEDA Cão e Mestre de Reisado”. Já na sexta-feira, 06/7, Frederico Brito e Thais Evangelista lançam duas obras infantis: “Animália: Zoopoesia ou Algo que o Valha” e “Jumentoteca Malaquias”. Eduardo Vasconcelos lança o livro “A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará”, no dia 11/7, e Alan Denizard o livro “Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país”, no dia 18. E encerrando, a Editora Afrobooks lança a “Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90” no dia 25/7. Todos os lançamentos de livros acontecem sempre às 18h, no espaço multiuso da Biblioteca, com exceção do lançamento do dia 4, que acontecerá às 16h.

Programação Geek é destaque

A Bece preparou uma programação especial dedicada à cultura geek. A iniciativa inédita inclui atividades formativas e de difusão cultural, visando envolver e atrair adolescentes acima de 12 anos. Com oficina, palestra e eventos interativos, a programação busca proporcionar um espaço de aprendizado e diversão para os jovens.

Dentre as atividades, estão: as oficinas “Construindo Personagens de Mangá” com Blenda Furtado (16 e 17/7, das 14h às 18h) e  Oficina “Quadrinhos” com Daniel Brandão (27 e 28, das 09h às 12h ). No dia 20 (13h), acontecerá a aula aberta “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará”. As inscrições para a programação formativa já estão abertas e podem ser realizadas por meio de formulário online disponível no site da Bece. As aulas são ministradas presencialmente na Biblioteca Pública.

Além da parte formativa, a Bece realizará a primeira Sexta Geek na Bece – Feira de Troca de Gibi, no dia 19 de julho, das 15 às 19h. Voltado para fãs de quadrinhos de todas as idades, o evento promove a troca de gibis e oferece um espaço de interação para os amantes da cultura geek. E encerrando a programação, teremos o tradicional RPG na Bece no último domingo (28), das 13h às 17h.

A criançada tem diversão garantida na Bece!

A programação infantil está garantida para a criançada. A Bece segue realizando atividades infantis ligadas ao universo do livro, leitura e literatura, dentre elas: contações de histórias, espetáculos e atividades lúdicas mediadas.

E o programa “A Hora da História”, apresentado pela técnica em biblioteconomia, Rosa Cristina, do Setor Infantil da Bece, trará muita contação de história todas as sextas-feiras de julho, a partir das 15h30.

Aos sábados e domingos, teremos programação infantil, às 10h e às 15h. Estarão presentes as artistas e os grupos: Grupo Comédia Cearense e Grupo Galhofo, dias 6 e 7; Carroça de Mamulengos (Cariri), dia 13; Orlângelo Leal (Itapipoca), dia 14; Bibiu e Seus Bonecos e Carcará Produções”, dias 20 e 21, e Edivaldo Batista e Grupo Bricoleiros, encerra a programação nos dias 27 e 28. Parte da programação infantil conta com a parceria do Sesc Fortaleza.

Já nos dias 10 e 24 de julho, às 15h, a Biblioteca Pública recebe contação de histórias oriental. A professora Rhaná Teixeira contará a história do livro “A Menina do País das Neves”, de autoria do chinês He Zhihong no dia 10 de julho, e do “O Chapéu Maravilhoso de Mila”, de autoria do japonês Satoshi Kitamura, no dia 24. Contar histórias faz parte do projeto de extensão, do qual Rhaná faz parte, para divulgar livros de autores japoneses e chineses que já existem na Bece.

Ações Sociais

Em julho, a equipe de Mediação Social da Bece dá continuidade a uma série de atividades que promovem e potencializam as políticas de democratização da leitura, literatura e cultura dentro e fora da Bece. Em parceria com o Sesc, o programa Rolê da Bece estará no dia 9 (15h), na Biblioteca Comunitária Elizabeth Muniz com o espetáculo “Histórias que vovó contava” de Jaene Mariá; no dia 11 (16h), a Sede do Projeto Estrelas do Campo recebe o “Performance Chapliniana” com o Chaplin Cearense; e a Biblioteca Bate Palmas recebe o Espetáculo “Gigante Ânimus” com Aquarela Entretenimento no dia 17 (16h).

Além dos espetáculos infantis, a Mediação Social estará todas as terças-feira de julho no Centro Socioeducativo Canindezinho com o novo projeto intitulado “Grades que viram linhas”, que tem como objetivo fomentar o acesso ao livro, leitura e literatura para adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas de internação. As atividades são restritas ao público da instituição.

Encontro singular entre duas travestis

No dia 5 (18h30), em uma parceria com o Sesc, a Biblioteca Pública realiza a atividade “As Malditas Escrevem: Jupyra Carvalho lê Camila Sosa Villada”. Nesta performance literária, a artista cearense Jupyra Carvalho empresta sua voz e seu corpo para dar vida às narrativas de “O Parque das Irmãs Magníficas” (Las Malas), obra da escritora argentina Camila Sosa Villada.

Homenagem à Mileide Flores

O programa Relatos Biográficos homenageia Mileide Flores no dia 17 (18h). Intitulado “Tributo a Mileide Flores: Uma Vida Dedicada aos Livros e à Cultura”, o evento acontecerá na Bece, e contará com a participação da homenageada, o evento ainda contará com a presença de André Flores e Cleudene Aragão. Mileide Flores, geóloga de formação e livreira por paixão, dedica-se às políticas de livros, leitura, literatura e bibliotecas desde 1999. Ex-presidente do SINDILIVROS/CE por três mandatos, ela é uma figura inspiradora e influente no cenário cultural cearense, ocupando cargos de destaque em diversas associações e conselhos culturais ao longo dos anos.

Literatura e Meio Ambiente

O Projeto Natureza Viva, promovido pela Terra da Luz Editorial, chega à Biblioteca Pública no dia 14, das 15h às 17h. Em colaboração com a Bece, o evento destacará os livros da Coleção Viva Natureza, além de oferecer oficinas e debates sobre conscientização ambiental. Estarão presentes a artista indígena Byya Kanindé de Aratuba e o fotógrafo Gentil Barreira.

Dia da Mulher  Negra Caribenha

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7), o programa Descobertas da Pesquisa Acadêmica traz o tema ‘Representação de mulheres negras nos jornais O Povo e Diário do Nordeste’, com Suewellyn Cassimiro, no dia 24 (18h), na Bece. A pesquisadora apresentará um estudo que investiga como as mulheres negras são representadas nos jornais cearenses.

Clubes de Leituras de Julho

Aos sábados de julho, a Bece dá continuidade aos encontros de leituras através dos seus Clubes de Leituras já consolidados. Confira abaixo o calendário:

13 e 27, às 9h30 – Clube de Leitura Meu Tempo é Agora (voltado para o público idoso)

20, às 15h – Clube de Leituras Estranhas (voltado para o público adolescente)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Programação sujeita a alteração

DIA 2 – TERÇA-FEIRA
9h30 • Grades que viram linhas
Restrito ao público atendido pelo local
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Socioeducativo Canindezinho

DIA 4 – QUINTA-FEIRA
18h •  Lançamento do livro “DEDA Cão e Mestre de Reisado” do Mestre João Pedro do Juazeiro
Mediação:
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 5 – SEXTA-FEIRA
15h30 • Hora da História com Rosa Cristina
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

18h • As Malditas Escrevem: Jupyra Carvalho lê Camila Sosa Villada (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: a partir de 14 anos
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 6 – SÁBADO
10h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Dona Onça Pintada e Seu Bode Cheiroso” com o Grupo Comédia Cearense
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “O Galinheiro de Bragança” com o Grupo Galhofo
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

16h  • Lançamento dos livros infantis
Livro “Animália: zoopoesia ou algo que o valha” de Frederico Brito e Thais Evangelista – Ilustração: Bruna Lubambo
Livro “Jumentoteca Malaquias” de Frederico Brito, Thais Evangelista e Gidé
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 7 – DOMINGO
10h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “O Galinheiro de Bragança” com o Grupo Galhofo
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Dona Onça Pintada e Seu Bode Cheiroso” com o Grupo Comédia Cearense
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 9 – TERÇA-FEIRA
9h30 • Grades que viram linhas
Restrito ao público atendido pelo local
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Socioeducativo Canindezinho

15h • Rolê da Bece | Espetáculo “Histórias que vovó contava” de Jaene Mariá (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Comunitária Elizabeth Muniz (R. Noel Rosa, 150 – Pici)

DIA 10 – QUARTA-FEIRA
15h • Contação de História “A Menina do País das Neves”, de autoria de He Zhihong, com Rhaná Teixeira
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 11 – QUINTA-FEIRA
16h • Rolê da Bece | “Performance Chapliniana” com o Chaplin Cearense (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Sede do Projeto Estrelas do Campo – Bairro Jangurussu

18h • Lançamento de livro “A Ciência Peculiar de Joaquim Antônio Alves Ribeiro: Ceará -Harvard-Ceará”, de Eduardo Henrique Barbosa Vasconcelos
Mediação: Lucino Klein Filho
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 12 – SEXTA-FEIRA
9h30 • Bece Ambiental – Vivência “O lixo que faz brilhar a imaginação” com artista plástico Carlos Careca
Atividade destinada a crianças da comunidade Graviola e Poço da Draga
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h30 • Hora da História com Rosa Cristina
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 13 – SÁBADO
09h30 • Clube de Leitura Meu tempo é agora
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

10h e 15h • Pequenas Grandes Histórias | Contação de história “Mari Ana” com o Grupo Carroça de Mamulengos (Cariri)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 14 – DOMINGO
10h e 15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Autômato programado para divertir” com Orlângelo Leal (Itapipoca)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

14h30 • Bece Ambiental – Projeto Viva Natureza
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 16 – TERÇA-FEIRA
9h30 • Grades que viram linhas
Restrito ao público atendido pelo local
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Socioeducativo Canindezinho

DIA 17 – QUARTA-FEIRA
16h • Rolê da Bece |Espetáculo “Gigante Ânimus” com Aquarela Entretenimento (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Bate Palmas (Av. Val Paraíso, 673 – Conj. Palmeiras)

16h • Relatos Biográficos – “Tributo a Mileide Flores: Uma Vida Dedicada aos Livros e à Cultura” com a participação de Mileide Flores, André Flores e Cleudene Aragão
Mediação:Ana Karine Garcia (Coordenadora de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da BECE)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 18 – QUINTA-FEIRA
16h • Lançamento de Livro | “Medicina, e agora? Como sobrevivi ao curso mais disputado do país” de Alan Denizard
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 19 – SEXTA-FEIRA
15h30 • Hora da História com Rosa Cristina
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Sexta Geek na Bece – Feira de Troca de Gibis
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 20 – SÁBADO
10h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “O Ratinho apaixonado” com Bibiu e Seus Bonecos (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

13h • Palestra “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará” com Elinaudo Barbosa
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Clube de Leituras Estranhas – Programação Especial de Férias com a escritora Lara T. Vainstok
Mediação: Rosana Rodrigues (coord. Ação Cultural e Educativa da Bece)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Os Saltimbancos” com Carcará Produções (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 21 – DOMINGO
10h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Os Saltimbancos” com Carcará Produções” (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “O Ratinho apaixonado” com Bibiu e Seus Bonecos (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 23 – TERÇA-FEIRA
9h • Grades que viram linhas
Restrito ao público atendido pelo local
Classificação indicativa: Livre
Local: Centro Socioeducativo Canindezinho

DIA 24 – QUARTA-FEIRA
15h • Contação de História “O Chapéu Maravilhoso de Mila”, de autoria de Satoshi Kitamura, com Rhaná Teixeira
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

16h • Descobertas da Pesquisa Acadêmica | “Representação de mulheres negras nos jornais O Povo e Diário do Nordeste” com Suewellyn Cassimiro
Mediação: Ana Karine Garcia (Coordenadora de Acervo, Pesquisa e Conhecimento da Bece)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 25 – QUINTA-FEIRA
16h • Lançamento de livro “Coletânea dos Novos Escritores Angolanos: Geração 90” Vol.2 (Parceria Unilab)
Mediação:
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 26 – SEXTA-FEIRA
15h30 • Hora da História com Rosa Cristina
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 27 – SÁBADO
09h30 • Clube de Leitura Meu tempo é agora
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

10h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Sudika-Mbembi e a Grande Criatura” com Edivaldo Batista  (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Olha o Olho dos Meninos” com o Grupo Bricoleiros  (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

DIA 28 – DOMINGO
10h • Pequenas Grandes Histórias  Espetáculo “Olha o Olho dos Meninos” com o Grupo Bricoleiros  (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

15h • Pequenas Grandes Histórias | Espetáculo “Sudika-Mbembi e a Grande Criatura” com Edivaldo Batista  (Parceria Sesc)
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil)

13h • Cultura Geek na Bece – RPG na Bece
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Pres. Castelo Branco, 255 – Moura Brasil). Com informações do BECE.