Tapera das artes realiza curso gratuito de Torno Cerâmico, em Aquiraz

0
12
As aulas são voltadas para iniciantes interessados em aprender e praticar a arte da cerâmica - Foto: Divulgação.
As aulas são voltadas para iniciantes interessados em aprender e praticar a arte da cerâmica - Foto: Divulgação.

A Tapera das Artes, com sede localizada em Aquiraz, lança seu primeiro curso de Torno Cerâmico, ministrado pelo ceramista Ramon Ohi, de 02 a 18 de julho. A proposta do curso é ensinar o passo a passo o trabalho de torno cerâmico, além da modelagem de cilindros.

O curso, ocorre às terças, quartas e quintas, das 8h às 12h, na sede da Tapera das Artes, é direcionado a alunos iniciantes interessados em aprender a arte da cerâmica, preferencialmente, a mulheres em situação de desemprego que possuam habilidades artesanais, com prioridade para quilombolas ou indígenas.

A técnica de tornear é uma ferramenta fascinante para a confecção de peças manuais em argila, que permite a criação de diversas formas artesanais. Também é uma técnica desafiadora, porque exige a centralização da argila no disco para modelar peças simétricas a partir da rotação do torno.

As peças produzidas durante as aulas passarão por uma curadoria e serão disponibilizadas para comercialização no novo Espaço Artístico Tapera das Artes na loja Conceito da Acal, no Eusébio. A renda gerada será revestida para os alunos e a manutenção do projeto.

A Tapera das Artes, comprometida com o incentivo à produção cultural, tem desempenhado um papel significativo em seu território. “Nossa ideia é promover a formação artística e o desenvolvimento do potencial humano nos alunos, trabalhando competências e habilidades, por meio de diversos projetos que têm a arte como eixo central”, explica Ritelza Cabral, fundadora e presidente do Conselho Gestor da Tapera das Artes.

O curso é parte das atividades do Programa Tapera das Artes de Cultura – Livres Toques, que tem como propósito promover o acesso à cultura de diferentes formas, com atividades pedagógicas contínuas nos ateliês de artes visuais, artes cênicas, cerâmica, luteria e de musicalização nas escolas públicas.

A PetroReconcavo apresenta o Programa Tapera das Artes de Cultura- Livres Toques, trazendo o suporte do Ministério da Cultura para patrocínios via Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, como da Assen, Maha Energy, Benel Transportes, Beach Park, Grupo M Dias, Norte Salineira, CLC, Grupo Fan, e também apoio da Enel e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.

Serviço

Curso de Torno Cerâmico

Data: de 02 a 18 de julho (terças, quartas e quintas)

Horário: das 8h às 12h
Local: Tapera das Artes-  R. Antônio Gomes dos Santos, S/N – Centro, Aquiraz
Informações: (85) 98921-0943