19.5 C
Ceará
quarta-feira, 30 de abril de 2025
InícioCotidianoEusébio, Aquiraz, Cascavel e Aracati vão ganhar Polo de Educação a distância da Universidade Aberta do Brasil

Eusébio, Aquiraz, Cascavel e Aracati vão ganhar Polo de Educação a distância da Universidade Aberta do Brasil

Por Ricardo Oliveira Ruiz*, especial para o Ceará Leste

O Estado do Ceará, a partir de 2025, ganhará 25 novos Polos de Educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de 18.430 novas vagas do ensino superior público. A costa leste cearense será contemplada com Polo nos municípios do Eusébio, Aquiraz, Cascavel e Aracati.

O Polo, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, com infraestrutura física e recursos humanos adequados, é uma unidade operacional descentralizada de atividades pedagógicas e administrativas constituída para desenvolver os cursos a distância.

Serão 26 cursos ofertados a distância, sendo licenciaturas, bacharelados, tecnológicos, especializações e uma pós-graduação em Hidrogênio Verde e Gestão de Escolas em Tempo Integral. Contudo, o estudante terá que cumprir 30% da carga horária de forma presencial.

Os cursos serão administrados pelas Universidades Estaduais do Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca) e Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Cariri (Ufca); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); e o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Instituída pelo Decreto Federal Nº 5.800, de 2006, a UAB, sistema de colaboração da União com entes federativos, é uma plataforma que objetiva a expansão e interiorização de cursos a distância em instituições públicas de ensino superior.

No Ceará, o Sistema UAB foi instituído pela Lei Estadual Nº 16.316, de 2027, visando ampliar, mediante a modalidade de educação a distância, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação no âmbito dos municípios do Estado.

Com 41 polos instalados, tendo o litoral leste uma unidade em Beberibe, o Ceará contará com a UAB em Acopiara, Assaré, Baturité, Crato, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Pires Ferreira, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.

A escolha da cidade ocorreu pelo interesse do(a) prefeito(a) em celebrar parceria com o Governo do Estado sobre a implantação do polo educacional. A
oferta de vagas atenderá às demandas da cidade (como a carência de profissionais na região).

*Ricardo Oliveira Ruiz é professor aposentado do Instituto Federal do Ceará e colaborador do Ceará Leste. Com colaboração do jornalista Augusto Brandão.

Artigos Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Mais Lidas

Últimas Notícias