Por Ricardo Oliveira Ruiz*, especial para o Ceará Leste
O Estado do Ceará, a partir de 2025, ganhará 25 novos Polos de Educação a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de 18.430 novas vagas do ensino superior público. A costa leste cearense será contemplada com Polo nos municípios do Eusébio, Aquiraz, Cascavel e Aracati.
O Polo, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, com infraestrutura física e recursos humanos adequados, é uma unidade operacional descentralizada de atividades pedagógicas e administrativas constituída para desenvolver os cursos a distância.
Serão 26 cursos ofertados a distância, sendo licenciaturas, bacharelados, tecnológicos, especializações e uma pós-graduação em Hidrogênio Verde e Gestão de Escolas em Tempo Integral. Contudo, o estudante terá que cumprir 30% da carga horária de forma presencial.
Os cursos serão administrados pelas Universidades Estaduais do Vale do Acaraú (UVA), Regional do Cariri (Urca) e Estadual do Ceará (Uece); Universidade Federal do Cariri (Ufca); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab); e o Instituto Federal do Ceará (IFCE).
Instituída pelo Decreto Federal Nº 5.800, de 2006, a UAB, sistema de colaboração da União com entes federativos, é uma plataforma que objetiva a expansão e interiorização de cursos a distância em instituições públicas de ensino superior.
No Ceará, o Sistema UAB foi instituído pela Lei Estadual Nº 16.316, de 2027, visando ampliar, mediante a modalidade de educação a distância, a oferta de cursos de graduação e pós-graduação no âmbito dos municípios do Estado.
Com 41 polos instalados, tendo o litoral leste uma unidade em Beberibe, o Ceará contará com a UAB em Acopiara, Assaré, Baturité, Crato, Granja, Horizonte, Itapajé, Juazeiro do Norte, Mombaça, Morada Nova, Nova Russas, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Parambu, Pires Ferreira, Tabuleiro do Norte, Tianguá, Trairi, Várzea Alegre e Viçosa do Ceará.
A escolha da cidade ocorreu pelo interesse do(a) prefeito(a) em celebrar parceria com o Governo do Estado sobre a implantação do polo educacional. A
oferta de vagas atenderá às demandas da cidade (como a carência de profissionais na região).
*Ricardo Oliveira Ruiz é professor aposentado do Instituto Federal do Ceará e colaborador do Ceará Leste. Com colaboração do jornalista Augusto Brandão.