33.7 C
Ceará
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
InícioArtigos"Paraná Pesquisa congela eleitorado de Fortaleza"

“Paraná Pesquisa congela eleitorado de Fortaleza”

Por Nicolau Araújo, jornalista

“Sem movimentações sequer aparentes nos últimos 45 dias, deixando inclusive de captar um mau momento na Segurança Pública do Estado, Capitão Wagner de forma inexplicável se mantém com 33% das intenções de voto”, aponta o jornalista Nicolau Araújo. Confira:

O prefeito Sarto intensifica a publicidade na televisão e se apresenta como “a mudança” que o eleitorado de Fortaleza gostaria. Ao mesmo tempo, entrega as obras de reforma do Frotinha do Antônio Bezerra e passa a vistoriar os trabalhos em alguns bairros da periferia. Mas nada disso adiantou nos últimos 45 dias, segundo o Paraná Pesquisas, que manteve o gestor de Fortaleza com o mesmo índice nas intenções de voto, no levantamento de 31 de maio e no estudo deste 16 de julho: 18.3% e 18.1%, respectivamente. A pesquisa sequer atentou que os 28% dos entrevistados que se mostraram satisfeitos e muito satisfeitos com o gestor de Fortaleza representaram somente 65% do índice a favor de Sarto.

Após escolhido pré-candidato a prefeito pelo PT, Evandro Leitão enfrenta a resistência da militância raiz do partido, amenizada pela recente visita da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que garantiu total apoio ao pré-candidato do partido em Fortaleza, inclusive ao acenar para uma possível participação da deputada federal Luizianne Lins. No fim do último mês, Lula esteve na capital cearense, quando destacou a pré-candidatura de Evandro Leitão. Também nada disso adiantou para mexer nos números das duas últimas pesquisas do Instituto Paraná: 8.9% e agora 9.4%.

A irrisória diferença de meio ponto percentual de Leitão, que se perderia na margem de erro de 3.5 pontos percentuais para mais ou para menos, teria sido obtida de forma improvável por André Fernandes, que polariza com o PT na condição de pré-candidato do PL. Fernandes, que em maio pontuou 15.9%, agora aparece com 15.1%. O pré-candidato que cresceu 3.8% de março a maio, sem ainda mostrar ações relevantes, cairia agora quase 1% no melhor momento de sua pré-campanha, diante do apoio recebido no maior evento evangélico no Ceará e de ações em comunidades da periferia, além da divulgação de marqueteiro vitorioso na Argentina e no estado de São Paulo.

Sem movimentações sequer aparentes nos últimos 45 dias, deixando inclusive de captar um mau momento na Segurança Pública do Estado, Capitão Wagner de forma inexplicável se mantém com 33% das intenções de voto, como se o eleitorado do pré-candidato do União Brasil já tivesse se consolidado em um eventual segundo turno, fenômeno que ocorre somente em véspera do voto na urna. As únicas mudanças apresentadas por Wagner se dão por meio de suas características físicas, como um cabelo mais engomado, uma espécie de harmonização facial, lentes dentárias e… Não! Botox só mesmo na paralisia que o Instituto Paraná impõe no sentimento do eleitorado de Fortaleza.

Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido. O texto foi publicado primeiramente no Blog do Eliomar de Lima.

Artigos Relacionados

Últimas Notícias