Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18/07), a operação “Forger”, que apura crimes supostamente praticados por advogados atuantes no município de Itapajé. A ação foi desenvolvida pelo Ministério Público estadual, por meio do Núcleo de Investigação Criminal e com o apoio da 2ª Promotoria de Justiça daquela cidade.
Eles são investigados por estelionato, falsificação de documentos, uso de documentos falsos e patrocínio infiel, isto é, quando o advogado, ao invés de proteger, prejudica a pessoa que o contratou.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão contra dois alvos em endereços localizados nas cidades cearenses de Itapajé e Fortaleza e no município de Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. A operação apreendeu documentos e dispositivos eletrônicos, que serão analisados durante a investigação.
A operação do MP do Ceará foi deflagrada para apurar fatos relatados pela 1ª Vara Cível da Comarca de Itapajé acerca de possíveis ilícitos praticados em ações judiciais que tramitaram naquele órgão. Após diligências do Ministério Público, foram constatadas irregularidades em processos cíveis. Em um dos casos, por exemplo, uma ação foi protocolada em nome de uma pessoa que havia falecido quase um ano antes da data colocada na procuração.
Os mandados de busca e apreensão foram deferidos pelo 5º Núcleo Regional de Custódia e de Inquéritos de Sobral. A operação do Nuinc e da 2ª Promotoria de Justiça de Itapajé contou com apoio do Departamento Técnico Operacional da Polícia Civil do Estado do Ceará e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Paraná. Com informações do MPCE.