25.8 C
Ceará
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
InícioInformesInstituto comemora a inclusão de mais de 7 mil estudantes no mercado de trabalho no primeiro semestre de 2024

Instituto comemora a inclusão de mais de 7 mil estudantes no mercado de trabalho no primeiro semestre de 2024

O Dia do Estagiário é comemorado em todo o país neste domingo,  18 de agosto. A data, instituída em alusão à regulamentação da primeira lei tratando específica e exclusivamente de estágio no Brasil, celebra a importância dos estágios no desenvolvimento profissional de milhares de jovens que ingressam no mercado de trabalho todos os anos.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), através do seu Programa de Estágios, tem sido um importante indutor dos estágios no Estado, conectando estudantes dos níveis médio, técnico, superior e de pós-graduação às principais oportunidades de desenvolvimento do mercado local, tanto em empresas como no setor público. Só no primeiro semestre de 2024, o Instituto inseriu mais de sete mil jovens no mundo do trabalho, oportunizando uma vivência profissional imprescindível para quem deseja construir uma carreira bem-sucedida.

“O estágio representa uma ponte fundamental entre o aprendizado acadêmico e a experiência prática, sendo um dos pilares para a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mundo corporativo. O IEL tem uma expertise de mais de 50 anos exercendo esse papel de aproximar os jovens do mercado e muito nos orgulha os avanços que conquistamos ao longo dos anos. Hoje, o Programa IEL de Estágios é reconhecido por diversos diferenciais que agregam não só à formação dos jovens, mas também ao negócio das empresas”, destaca a gerente da área de Educação Executiva e Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Lourena Teixeira.

Muitas carreiras de sucesso começam no estágio e esse é o caso da engenheira de energias renováveis, Marília Brilhante. Ela começou como estagiária na Energo e hoje é gerente geral e uma das sócias da empresa, contando ainda com MBA em Gestão de Projetos em Energia e Green Belt em Lean Six Sigma. Para Marília, o estágio serviu como uma oportunidade para conhecer a si mesma,  entender os seus limites e as suas habilidades. “Nós somos um projeto. A gente pode, sempre, melhorar todo dia um pouco. Eu sou apaixonada por melhoria contínua e acredito que esse conceito não vale apenas para os projetos da empresa, por exemplo, mas para a vida. Por isso, estou sempre buscando cursos para me aperfeiçoar e é isso que eu acho que me ajudou a chegar onde cheguei”, diz.

Atualmente, várias vagas de estágio estão abertas em todo o Estado. O IEL Ceará conta com uma plataforma onde qualquer estudante de ensino técnico ou superior pode se cadastrar gratuitamente e, assim, ficar mais próximo das oportunidades do mercado. Ao se cadastrar, o estudante tem acesso a todas as vagas disponíveis, além de treinamentos gratuitos, entre outros benefícios. Para realizar o cadastro, é só acessar o site do IEL Ceará: www.iel-ce.org.br. Com informações da FIEC. 

Artigos Relacionados

Últimas Notícias