34 C
Ceará
segunda-feira, 11 de novembro de 2024
InícioInformesProjeto Bora Jovem é lançado na periferia de Fortaleza com foco em qualificação para novas tecnologias

Projeto Bora Jovem é lançado na periferia de Fortaleza com foco em qualificação para novas tecnologias

Foi realizado na tarde desta terça-feira, 20 de agosto,  e na manhã desta quarta-feira, 21 de agosto, às aulas inaugurais do Projeto Bora Jovem, uma iniciativa que visa capacitar jovens em novas tecnologias. O projeto é fruto de uma parceria entre o Instituto Centec e o Iracema Digital, e oferece cursos de qualificação profissional voltados para o mercado de trabalho em novas tecnologias. Na abertura do programa está sendo ofertado o curso de Tecnologia de Prompt, uma formação essencial para aqueles que desejam atuar em sistemas de inteligência artificial (IA).

As aulas estão acontecendo simultaneamente no Pirambu Digital e no Instituto de Assistência e Proteção Social (Iaps) , espaços que acolhem o projeto e se propõem a ser centros de inovação e inclusão social. Estiveram presentes na abertura o diretor-presidente do Instituto Centec, Acrísio Sena, e o coordenador do Iracema Digital, Mauro Oliveira. Ambos destacaram a importância do Bora Jovem para a formação de novos talentos, especialmente em comunidades como o Pirambu e o Jardim das Oliveiras, bairros que abrigam as duas instituições, onde o acesso a oportunidades educacionais em tecnologia ainda é limitado.

Acrísio Sena enfatizou a relevância de iniciativas como essa para a inclusão social e o desenvolvimento econômico. “O Bora Jovem é uma oportunidade para que os jovens possam se qualificar e ingressar no mercado de trabalho com habilidades que são cada vez mais demandadas. Estamos comprometidos em oferecer formação de qualidade para preparar esses jovens para o futuro”, afirmou.

Um dos alunos do curso, Ronald dos Santos, de 16 anos, vê no Bora Jovem a chance de mudar sua trajetória. “Sempre tive interesse em tecnologia, mas nunca tive a oportunidade de me aprofundar. Quando soube do projeto, vi uma chance real de aprender e entrar no mercado de trabalho. Estou muito empolgado com o que vem pela frente”, relatou o jovem. Com informações do Centec. 

Artigos Relacionados

Últimas Notícias