FIEC e estado inauguram 1ª escola profissionalizante de tempo integral dentro de uma unidade prisional

0
1
Cerca de 2.300 internos participaram da construção da unidade- Imagem: Reprodução/FIEC.
Cerca de 2.300 internos participaram da construção da unidade- Imagem: Reprodução/FIEC.

A primeira escola profissionalizante de tempo integral dentro de uma unidade prisional brasileira, a Escola Estadual de Educação Profissional para Pessoas Privadas de Liberdade de Itaitinga, foi inaugurada nesta terça-feira, 10 de setembro. 

A unidade é fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do SENAI, e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

A escola está instalada na Unidade Prisional de Ensino, Capacitação e Trabalho (UPECT), na região metropolitana de Fortaleza.

“O analfabetismo – ou a pouca educação – e a falta de emprego contribuem para o aumento da criminalidade. A construção dessa escola nos permite avançar em qualificações e educação profissional para que os internos do sistema prisional possam sair das unidades penitenciárias preparados para o mercado de trabalho. É a primeira do país e vai, com certeza, servir de exemplo para outros estados do Brasil”, comentou o diretor Regional do SENAI Ceará e superintendente Regional do SESI Ceará, Paulo André Holanda.

Cerca de 2.300 internos participaram da construção desta unidade escolar, ao passarem por 115 turmas de cursos do SENAI, como pedreiro, gesseiro, pintor, serralheiro, instalador hidráulico e eletricista, por exemplo. Mais de 30 profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial acompanharam as obras de perto.

A Secretária de Educação, Eliana Estrela, reforça o papel fundamental da capacitação profissional para o resgate da cidadania aos internos do sistema penitenciário. “Nós estamos inaugurando uma escola pioneira no Brasil, para trazer mais oportunidade para os internos. A gente sabe que aqui já existe uma escola (de ensino básico), mas essa (inaugurada agora) é profissionalizante. Então, eles (os internos) vão ter a oportunidade de se profissionalizar para ter uma ressocialização cada vez melhor”, disse.

Desde 2019, a parceria entre FIEC e Governo do Estado é responsável pela capacitação profissional de cerca de 30 mil internos e egressos do sistema penitenciário cearense, por meio de cursos do SENAI em áreas como Construção Civil, Metalmecânica, Alimentos, Vestuário, Refrigeração, setor Automotivo, Tecnologia da Informação, entre outros.

 

 

Estrutura

A escola profissionalizante conta com 710m2 de área construída, com setor administrativo (recepção, direção, coordenação, secretaria, sala de professores, sala de estudos e copa) e setor educacional (biblioteca; salas de aula; laboratórios de química, biologia, física, matemática e informática; refeitório; e sala multiúso). As obras foram realizadas por cerca de 2.300 internos, capacitados em 115 turmas de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará), ao longo de sua construção. Com informações da FIEC.