A Caixa Cultural Fortaleza apresenta, nesta quinta-feira, 26 de setembro, o II Festival da Cultura Surda do Ceará (Nordeaf), que celebra a diversidade e a expressão artística dessa comunidade, com uma programação inclusiva, com apresentações de dança, palhaçaria, performances, artes visuais, mágica e recitais poéticos. Todas as atrações têm classificação livre e são gratuitas, mediante retirada de ingressos, a partir das 17h, na bilheteria do espaço cultural.
O encontro proporciona aos artistas, profissionais e amadores, a oportunidade de apresentar suas criações e contribuir para o fortalecimento da cultura surda. O festival começará, às 17h, no espaço externo, com o encontro da comunidade surda e presença do artista Mendes Netto, que dá vida ao palhaço Tereteteu. A abertura do festival também contará com espaço de dança.
Destaques da programação incluem apresentações de Renata Freitas com a poética “A Coleira”; Lucas Dias, com espetáculo de ilusionismo; Irabson Sousa e Yuri Axel, com “Corpo-Canção”; Gracy Kelly, com a performance “Luzes”; Edson Junior, com “Tutting Fingers”; Mendes Netto, com “Sorteio de Palhaçaria”; Narlya Oliveira, Daniel Santos e Geisiele Cavalcante, com “Silêncio Ecoado”; e o mímico Lauro Neto, dando vida ao “Charlie Chaplin Surdo”.
Programação traz performances diversas de artistas (Fotos: Matheus Moura)
Filhos de pais surdos, conhecidos como Codas, são um público importante do festival, já que frequentemente fazem a ponte entre o mundo surdo e ouvinte. Será um espaço para eles se conectarem com suas raízes culturais e familiares. O evento também é direcionado a quem tem interesse em aprender e apoiar a inclusão social, como estudantes de Língua Brasileira de Sinais (Libras), profissionais que trabalham com acessibilidade e inclusão, educadores, artistas, curadores e público em geral.
A participação é voluntária, buscando movimentar e enriquecer produções em Libras e celebrar a diversidade cultural. As apresentações contarão com interpretação para Língua Portuguesa, proporcionando acessibilidade para ouvintes que não dominam Libras. Com informações da CEF.
Programação:
Data: 26/09/2024 (quinta-feira)
17h – Início da entrega de senhas para as apresentações no Teatro
17h – Encontro da comunidade Surda na área externa da CAIXA Cultural
17h30 – Apresentação do Palhaço Tereteteu, na área externa (Duração: 40 minutos)
18h – Abertura do Festival – Teatro
18h45 – A coleira – com Renata Freiras
19h – Ilusion Deaf – com Lucas Dias
19h15 – Corpo-Canção – com Irabson Sousa e Yuri Axel
19h30 – Charlie Chaplin Surdo – com Lauro Neto
19h45 – Tutting Fingers – com Edson Junior
20h – Luzes – com Gracy Kelly
20h15 – Silêncio Ecoado – com Narlya Oliveira, Daniel Santos e Geisiele Cavalcante
20h30 – Cerimônia de Encerramento
Serviço:
[Teatro] II Festival da Cultura Surda do Ceará (Nordeaf)
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, nº 287, Praia de Iracema, Fortaleza – CE
Data: 26 de setembro de 2024 (quinta-feira)
Horário: das17h às 21h
Ingressos: Gratuitos, com retirada a partir das 17h, na bilheteria do teatro
Classificação indicativa: Livre
Capacidade do Teatro: 180 lugares
Informações: Instagram: caixaculturalfortaleza | Site CAIXA Cultural | Bilheteria: (85) 3453-2770
Acesso para pessoas com deficiência