“Nunca, em momento algum, uma candidatura deveria considerar-se refém de outra, mesmo que isso possa resultar em sucesso”, aponta o jornalista Nicolau Araújo.
Confira:
Qual marqueteiro, com um mínimo de experiência em campanha eleitoral, acreditaria que Sarto (PDT) poderia atrair o eleitorado de André Fernandes (PL), que possui o voto mais consolidado entre as nove candidaturas à Prefeitura de Fortaleza?
Qual eleitor de André Fernandes pularia para o barco de Sarto, diante do argumento (fake news) que o candidato do PL teria em sua adolescência criticado que mulheres queriam somente elas se posicionarem sobre aborto, quando o próprio prefeito e ginecologista Sarto não levantou nenhuma discussão sobre o tema aborto ou gestação, em três anos e nove meses à frente do Paço Municipal?
Então… por que Sarto estaria agora atacando André Fernandes, com seus quase R$ 17 milhões disponíveis para gastar na campanha do PDT?
A resposta é simples: o verdadeiro alvo é Evandro Leitão.
Sarto ataca Fernandes com o propósito de atrair o eleitorado anti-Bolsonaro, que deveria estar no apoio ao candidato do PT, por meio de uma polarização nacional, mas que ainda não teria percebido uma identidade de Evandro Leitão com o partido. Identificação, sim. Identidade, não.
Como a esquerda é de uma exigência extrema para com a identidade de seus filiados, Sarto busca atrair os “rebelados”, por meio de ataques a André Fernandes.
Mas esse é o segundo erro estratégico da campanha do PDT, quando no primeiro colocaram um idoso de 65 anos, o mais velho entre todos os candidatos, com óculos Juliet e termos como “sal” e “pivete”, nunca antes empregados pelo prefeito, médico e homem com cara de poucos amigos. O figurino sequer resultou em uma explosão de vendas dos óculos no comércio. Tampouco ofertado por vendedores ambulantes.
No equívoco estratégico atual, Sarto se coloca em uma posição de refém de Evandro Leitão, situação para demissão de toda a equipe de marketing. Nunca, em momento algum, uma candidatura deveria considerar-se refém de outra, mesmo que isso possa resultar em sucesso.
E o chamamento de Lula a Evandro Leitão, na quinta-feira, 12, após o candidato do PT apresentar uma subida meteórica na pesquisa Quaest, juntamente com André Fernandes, aponta que esse eleitorado anti-Bolsonaro não deverá migrar para Sarto. Ficará onde está, principalmente pela sinalização de André Fernandes em um segundo turno.
Sarto tem o maior recurso de uma campanha eleitoral em Fortaleza, além da própria máquina administrativa. Mas não se viabiliza sequer para um segundo turno.
E não é tarefa difícil apontar onde está o erro, onde é o erro…
*Nicolau Araújo é jornalista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares.