O Banco do Nordeste (BNB) dispõe de R$ 1,4 bilhão em recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para investimentos em inovação com empresas de diferentes portes, atuantes no Nordeste, Norte de Minas e Espírito Santo. A parceria do Banco com a Finep visa atender às demandas com foco em ciência, tecnologia e inovação (CTI) e financiar projetos transformadores de impacto na sociedade.
Com condições diferenciadas e financiamento de até 100% do projeto, os recursos podem ser destinados à aquisição de equipamentos nacionais e internacionais, softwares, matérias primas e materiais de consumo ligados à prototipagem ou lotes pioneiros, serviços de consultoria tecnológica, treinamento no país ou no exterior, além de despesas com equipe qualificada, marketing e comercialização de produtos inovadores.
Segundo o diretor de Planejamento do BNB, José Aldemir Freire, a parceria com a Finep atende duas metas estratégicas do Banco, que são diversificar fontes de recursos e estimular a inovação. “A forte retomada da economia está provocando um efeito muito positivo que é o aumento na busca por recursos. Então o Banco do Nordeste vem firmando parcerias com entidades nacionais e internacionais para disponibilizar mais recursos. Sobretudo na área da inovação, pois o investimento em tecnologia é que irá aumentar a produtividade das empresas e melhorar a qualidade dos produtos, gerando valor agregado”, explica.
Os recursos da Finep se somam às linhas de crédito já existentes no Banco do Nordeste para impulsionar a inovação das empresas nordestinas, como é o caso do FNE Inovação, que opera com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).
A Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil, realça a forte atuação do Banco do Nordeste no Estado para beneficiar os cearenses com o recurso. “Estamos constantemente promovendo ações, sejam através de reuniões com federações e entidades ligadas ao empreendedorismo, seja em grandes eventos, patrocinados pelo BNB, ou reuniões com entidades para esclarecer as vantagens do FNE Inovação, além das taxas que são as melhores para poder investir. É uma grande oportunidade que o Banco oferece para potencializar a inovação nos empreendimentos, além de gerar milhares de empregos e fazer crescer o exponencial econômico do Ceará”, afirma.
Por meio dos recursos Finep, o Banco do Nordeste dispõe das linhas Inovacred, Inovacred Telecon, Expresso, Conecta e 4.0. Os financiamentos têm prazo máximo de até 132 meses, com até 36 meses de carência. Para mais informações sobre condições para financiamento, acesse a página do BNB na Internet ou procure uma das agências do Banco do Nordeste. Com informações do BNB.